Novo Toyota RAV4 ficou mais espaçoso e agressivo
SUV é baseado na plataforma TNGA, a mesma do Prius e da nova geração do Corolla
Além do novo Corolla hatch, a Toyota apresenta no Salão de Nova York a nova geração do RAV4. Agora baseado na plataforma global TNGA, a mesma usada por Prius, Camry e pela nova geração do Corolla, o SUV está maior e tem design mais agressivo.
A grade hexagonal é inspirada na picape Tacoma, vendida nos Estados Unidos, e dá aspecto musculoso ao SUV. Os faróis maiores e inclinados também impressionam. Mas a traseira com linhas bem marcadas parece uma mistura dos SUVs da Lexus com as lanternas do Mitsubishi Outlander.
O interior segue o mesmo estilo do novo Corolla, com direito ao mesmo volante. O SUV também tem central multimídia em destaque no topo do painel, logo acima das saídas de ar, e o quadro de instrumentos tem tela de TFT no meio para mostrar informações do computador de bordo e dos sistemas de segurança.
Desta vez o RAV4 tem oito airbags, além de detector de pedestres, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo e leitor de placas.
Mas há boas inovações técnicas. A nova plataforma aumentou a rigidez estrutural em 57% e ainda permitiu que as rodas fossem posicionadas mais próximas das extremidades, o que aumentou o entre-eixos em 3 cm, para 2,69 m. Com 4,59 m de comprimento, o RAV4 ficou 1 cm menor.
A mecânica também tem boas novidades. Nos Estados Unidos, onde começa a ser vendido no final deste ano, o RAV4 terá um novo motor 2.5 VVT-iE Power Force combinado com câmbio automático de 8 marchas, que substitui o antigo de seis. A Toyota não divulgou números de potência e torque, mas garante que este motor terá eficiência térmica de 40%, um ótimo número.
Na versão híbrida, este mesmo motor é combinado a um motor elétrico e a um câmbio CVT. Outra novidade é que o novo sistema de tração integral mais eficiente. Ele permite enviar até 50% da força para as rodas traseiras, mas também é capaz de desconectar o eixo traseiro. O cardã, que transfere a força, é desacoplado nas duas extremidades para que seu peso não aumente o consumo de combustível.
Na Europa, onde o Toyota RAV4 só chegará em 2019, as versões mais acessíveis terão motor 2.0 aspirado, além de um 2.2 turbodiesel.