Após ter sido apresentado como conceito no início do ano, novo Toyota Crown na carroceria sedã teve sua versão definitiva apresentada no Japão. O modelo, que é posicionado como um sedã de luxo, tem plataforma específica e versões híbridas ou movida a hidrogênio.
Neste ano os Toyota Crown se tornaram uma família e o sedã se junta aos Crown Crossover e Crown Sport. Mas se estes são montados na plataforma TNGA-K, com motor transversal e tração dianteira, o Crown Sedã usa a arquitetura TNGA-L. Ela tem layout clássico, com motor a combustão longitudinal e tração traseira, como todos os Crown das quinze gerações anteriores.
O design dianteiro e traseiro é quase que unificado entre todos os Crowns de nova geração, porém, o modelo recebeu um visual um pouco diferente, com linhas mais retas e poucos relevos por toda carroceria.
Na frente, chama a atenção a grande grade escurecida, os faróis em LED com uma barra de luz os interligando e o capô bem plano e comprido.
O mesmo visual com poucos vincos passa pela lateral e se estende até a traseira que possui um caimento quase como o de um cupê. Na parte de trás, as lanternas são interligas e logo abaixo centro há a escrita “Crown”.
A cabine mantém o visual minimalista, sendo até um padrão clássico comparado a outros carros mais atuais. O Crown Sedã tem acabamento interno em madeira, semelhante ao estilo executivo de alguns carros do início dos anos 2000. Além disso, diversas teclas ainda podem vistas no painel do sedã.
Porém, ser clássico não significa deixar tecnologia de lado. O carro ainda tem tela central de 12,3”, quadro de instrumentos digital, volante multifuncional, partida por botão, dentre outros diversos recursos tecnológicos.
A nova geração do Toyota Crown também ficou maior. Com a nova plataforma, o modelo ganhou números em todas as dimensões. O carro agora possui: 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,47 m de altura e 3,0 m de entre eixos.
As duas motorizações são bastante distintas. A versão híbrida combina o motor 2.5 aspirado de 185 cv e 26 kgfm ao motor elétrico com 180 cv e 30,5 kgfm. A potência combinada é de 245 cv.
A versão a hidrogênio importa o trem de força do Toyota Mirai de segunda geração, que também é construído na plataforma TNGA-L. Um gerador eletroquímico está debaixo do capô e alimenta o motor elétrico de 182 cv que aciona as rodas traseiras. Os cilindros de hidrogênio ficam localizados no túnel central, abaixo dos bancos traseiros e sob o piso do porta malas. A autonomia é suficiente para rodar 820 km com apenas um abastecimento.
O novo sedã já tem uma previsão para o início de suas vendas no dia 13 de novembro no Japão. Porém, o modelo não será exclusivo do mercado interno: também será vendido na China. Os valores ficam em R$ 240.000 para versão híbrida e R$ 270.000 para a de hidrogênio, na conversão direta.