Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aygo X Prologue antecipa novo carro popular da Toyota

Marca japonesa apresenta ainda em 2021 o seu modelo de entrada Aygo X Prologue completamente modernizado em estrutura e design

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 17 mar 2021, 08h59 - Publicado em 17 mar 2021, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Aygo
    (Divulgação/Toyota)

    Muitas montadoras estão acabando com a vida dos seus modelos menores com motores a gasolina porque o investimento que tem que ser feito em tecnologia de redução de emissões está fazendo com que os carros mais baratos deixem de ser lucrativos. 

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

    Publicidade

    A Ford, a Citroen, a Peugeot, a VW, a Renault e a Fiat – entre outras – já admitiram ou anunciaram oficialmente que vão deixar de estar nesse segmento de acesso ao mercado ou então estarão presentes apenas com veículos 100% elétricos.

    Continua após a publicidade

    A Toyota, porém, vai continuar a vida do Aygo, como podemos ver nessas primeiras fotos do conceito do Aygo X Prologue. E, pelo menos na Europa, segue na contramão da atitude que tomou no Brasil ao descontinuar o Toyota Etios, seu modelo de entrada por aqui. 

    Desde que o Aygo chegou, em 2005, vem sempre lutando por um lugar no pódio com a outra grande força nessa classe, a Fiat, com os modelos Panda e 500. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Toyota Aygo
    (Divulgação/Toyota)

    Os executivos da marca japonesa investiram 150 milhões de euros para criar uma linha de montagem para o Yaris (modelo do segmento acima do Aygo) que terá também uma versão de um crossover, o Yaris Cross (ambos feitos sobre a plataforma GA-B, que também serve de base para este novo Aygo, mas numa versão de entre-eixos mais curto).

    A produção será na fábrica de Kolin, na República Checa, que desde 1 de janeiro passou a ser exclusivamente pela Toyota (antes era uma joint venture com a Peugeot-Citroen, que fabricava os seus 108 e C1). 

    Publicidade

    O carro conceito – que está muito próximo (75 a 90%) do modelo final de produção em série – mostra uma clara aposta num visual robusto e dinâmico com um certo ar de crossover (distância do solo um pouco mais elevada do que os hatch normais).

    Toyota Aygo
    (Divulgação/Toyota)

    Destaco os faróis dianteiros que parecem abraçar a zona superior do capô, a dupla tonalidade da carroceria, uma zona inferior protetora na traseira que inclui suporte para bicicletas. Para fugir à rotina do dia-a-dia e partir à aventura há ainda o porta do porta-malas em plástico transparente para encher o interior de luz e melhorar a visibilidade posterior.

    Publicidade
    Toyota Aygo
    (Divulgação/Toyota)

    Seu design foi criado no centro de estilo da montadora em Nice, sul de França. A aposta da Toyota neste segmento tem dados bons resultados e o Aygo tem sido líder na Europa.  

    Continua após a publicidade

    Ian Cartabbiano, o presidente do centro de estilo ED², explica o seu entusiasmo com esse projeto: “todos merecem um carro com estilo e quando olho para o Aygo X Prologue sinto muito orgulhoso por ver que a nossa equipa no ED² criou exatamente isso. Estou ansioso por vê-lo revolucionar o segmento”. 

    O entusiasmo é compartilhado com Ken Billes, o designer francês que assinou a linha exterior do conceito. “A nova linha do teto em curva aumenta a sensação dinâmica e dá uma imagem esportiva e mais agressiva da mesma forma que, com o aumento do tamanho das rodas, o motorista desfruta de uma posição de condução mais alta para uma melhor visibilidade, bem como de maior altura ao solo para superar irregularidades na estrada”.

    Toyota Aygo
    (Divulgação/Toyota)

    O Aygo X prologue pode surpreender alguns por suas linhas muito agressivas, tendo em conta que, sendo um segmento de clientes jovens, é também relativamente conservador de uma marca generalista, mas vem na sequência do Toyota C-HR e até do Nissan Juke, cujo êxito de vendas a nível global provou que era possível arriscar mais do que o previsível na classe dos pequenos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.