PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Tesla Model S tem volante de F1 e advinha onde o motorista quer ir

Sedã elétrico não tem comando físico para troca de marchas e fabricante diz que o carro terá a capacidade de adivinhar para onde o motorista quer ir

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jan 2021, 19h44
Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)

As coisas realmente são muito diferentes na Tesla. Após oito anos, tempo de uma geração para modelos “normais”, o sedã elétrico ganhou uma profunda atualização. E algumas das novidades fogem à regra do que é normal em automóveis.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Para identificar o que é novo é preciso atentar para o para-choque dianteiro mais volumoso, para as novas rodas aro 19 com acabamento bicolor e para o para-choque traseiro com novo difusor. Por fora, é só isso mesmo.

Foi na mecânica e no interior do Model S que a empresa de Elon Musk gastou mais horas de trabalho. Se agora há versões com até 1.100 cv, o painel foi quase que completamente redesenhado.

Continua após a publicidade
Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)

A enorme tela vertical agora tem disposição horizontal, o que pode vir a favorecer o uso de funções de entretenimento, como a reprodução de filmes na Netflix. O tamanho, porém, ainda é de 17 polegadas.

Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)

O que mais chama atenção, porém, é o volante cortado, que lembra manches de aviões para uns ou o volante dos carros de Fórmula 1 para outros. E é só o volante com dois botões giratórios, mesmo, que se alternam entre as inúmeras funções do carro e para os comandos da central multimídia.

Continua após a publicidade

Cadê a alavanca de câmbio?

Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)

Se por um lado mantiveram o quadro de instrumentos (que não existe nos Model 3 e Model Y), o mesmo não aconteceu com a alavanca de câmbio, que era uma haste emprestada pelos Mercedes.

Não há seletor, alavanca ou botão giratório. De acordo com Elon Musk, o Model S simplesmente saberá o que o motorista quer fazer, de acordo com a forma como  o carro interpreta o que está acontecendo ao redor. E se o carro errar será necessário acessar um submenu na central multimídia.

Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)
Continua após a publicidade

Musk diz que esse poder de vidência poderá ser desligado. E aí o único jeito de mudar o sentido para onde o carro irá seria na tela. Tanto isso como o volante podem dificultar a homologação do Model S em alguns mercados. Não à toa, o volante convencional é opcional.

Novo Tesla Model S tem volante de F1 e advinha onde o motorista quer ir
(Divulgação/Tesla)

Se tudo isso parece ser mais uma estratégia de marketing do que algo mais efetivo, vale dizer que agora quem viajar no banco traseiro terá a disposição uma tela independente capaz de rodar os jogos mais recentes.

A Tesla fala em uma capacidade de processamento de 10 teraflops, o equivalente ao que se tem em um PlayStation 5. Duas portas USB tipo C e porta-objetos também são novidades para quem viaja lá atrás.

Continua após a publicidade
Tesla Model S 2021
(Divulgação/Tesla)

Mais potente que carro da F1

Um carro da Mercedes para a temporada 2020 da Fórmula 1 tinha aproximadamente 1.030 cv. O novo Tesla Model S Plaid+ tem 1.100 cv e sua autonomia chega a impressionantes 840 km. Para efeito de comparação, a antiga versão Performance foi substituída pela Plaid, com 1.020 cv e 628 km de autonomia. E mesmo ela é capaz de alcançar os 100 km/h em 2,1 segundos.

Continua após a publicidade

A Tesla não diz quanto, mas o Model S Plaid+ é ainda mais rápido. Mas para isso ele precisará seguir na direção certa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.