Atualmente, os rádios com entrada de CD já são artefatos raríssimos em modelos novos. Quem entra no carro normalmente conecta o seu smartphone na central multimídia do veículo e utiliza um aplicativo para reproduzir suas músicas favoritas enquanto dirige.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
Mas você já parou para pensar se a trilha sonora para o seu passeio fosse feita em tempo real, baseada no seu modo de dirigir? Parece loucura, mas a Bentley diz estar próxima de implementar uma inteligência artificial que será capaz de tornar isso realidade.
A empresa britânica e a LifeScore, especialista em música adaptativa, estão desenvolvendo um sistema de entretenimento comandado por inteligência artificial que será capaz de compor a trilha sonora para o estilo de pilotagem no momento.
Atualmente, as empresas estão trabalhando em um algoritmo complexo, capaz de captar as informações de rotações do motor, padrão de mudanças de marcha, aceleração, torque e até as condições externas. Após isso, ele irá compor uma trilha sonora baseada nos dados analisados, tornando cada passeio totalmente único e personalizado.
Um exemplo dessa inovação é quando o cliente seleciona o modo de direção Enhanced. A trilha sonora automaticamente se torna mais emocionante, dando maior importância a sensação de aceleração e mudanças de marcha, o que resulta em uma experiência sonora intensa.
A LifeScore soma o trabalho de músicos reconhecidos mundialmente com instrumentos clássicos, no estúdio Abbey Road, para formar o que chamaram de “blocos de construção” de música bruta. Com a utilização de 50 microfones, esses blocos são construídos e, ao serem combinados ao sistema de adaptação de música, o software é capaz de produzir a trilha sonora personalizada sob medida para cada momento.
Isso levanta a pergunta: será que a música projetada para um cliente pode ser idêntica à personalizada para outro? De acordo com a Bentley, isso será quase impossível. A empresa afirma que o sistema é capaz de compor 100 bilhões de trilhas para 60 minutos de direção.
A fabricante britânica confirma que esse é o primeiro sistema capaz de compor músicas baseadas no desempenho do carro. A novidade, entretanto, ainda está em desenvolvimento e deve aparecer apenas no lançamento do primeiro carro 100% elétrico da empresa.