Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo sistema de som da Bentley cria músicas inéditas durante a viagem

O sistema, que está em desenvolvimento, será capaz de compor uma trilha sonora exclusiva conforme o estilo de pilotagem escolhido em cada momento

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 24 jun 2021, 17h15 - Publicado em 24 jun 2021, 16h18
Painel de modelo Bentley com central multimídia escrito LifeScore
O sistema de música “adaptativo” está em desenvolvimento sob a parceria da Bentley com a empresa LifeScore, especialista em trilhas adaptativas Divulgação/Bentley

Atualmente, os rádios com entrada de CD já são artefatos raríssimos em modelos novos. Quem entra no carro normalmente conecta o seu smartphone na central multimídia do veículo e utiliza um aplicativo para reproduzir suas músicas favoritas enquanto dirige. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

Mas você já parou para pensar se a trilha sonora para o seu passeio fosse feita em tempo real, baseada no seu modo de dirigir? Parece loucura, mas a Bentley diz estar próxima de implementar uma inteligência artificial que será capaz de tornar isso realidade. 

Bentley Flying Spur 2020 bege visto de 3/4 de frente
O algoritmo complexo ainda está em desenvolvimento e deve aparecer no primeiro modelo 100% elétrico da empresa britânica, ao contrário do Flying Spur 2020 (na imagem) Divulgação/Bentley

A empresa britânica e a LifeScore, especialista em música adaptativa, estão desenvolvendo um sistema de entretenimento comandado por inteligência artificial que será capaz de compor a trilha sonora para o estilo de pilotagem no momento. 

Bentley Flying Spur 2020 visto 3/4 de trás
Uma inteligência artificial será responsável pela composição das músicas em tempo real Divulgação/Bentley

Atualmente, as empresas estão trabalhando em um algoritmo complexo, capaz de captar as informações de rotações do motor, padrão de mudanças de marcha, aceleração, torque e até as condições externas. Após isso, ele irá compor uma trilha sonora baseada nos dados analisados, tornando cada passeio totalmente único e personalizado. 

Um exemplo dessa inovação é quando o cliente seleciona o modo de direção Enhanced. A trilha sonora automaticamente se torna mais emocionante, dando maior importância a sensação de aceleração e mudanças de marcha, o que resulta em uma experiência sonora intensa. 

Mão tocando contrabaixo
A captação dos instrumentos foi feita no famoso estúdio Abbey Road e utilizou 50 microfones Divulgação/Bentley

A LifeScore soma o trabalho de músicos reconhecidos mundialmente com instrumentos clássicos, no estúdio Abbey Road, para formar o que chamaram de “blocos de construção” de música bruta. Com a utilização de 50 microfones, esses blocos são construídos e, ao serem combinados ao sistema de adaptação de música, o software é capaz de produzir a trilha sonora personalizada sob medida para cada momento. 

Mão em mesa de edição de som
A empresa garante que é o primeiro sistema de trilha sonora adaptativa no setor automotivo Divulgação/Bentley

Isso levanta a pergunta: será que a música projetada para um cliente pode ser idêntica à personalizada para outro? De acordo com a Bentley, isso será quase impossível. A empresa afirma que o sistema é capaz de compor 100 bilhões de trilhas para 60 minutos de direção. 

Bentley Flying Spur 2020 bege visto 3/4 de frente
De acordo com a empresa, um passeio de 60 minutos permite que o software crie mais de 100 bilhões de trilhas Divulgação/Bentley

A fabricante britânica confirma que esse é o primeiro sistema capaz de compor músicas baseadas no desempenho do carro. A novidade, entretanto, ainda está em desenvolvimento e deve aparecer apenas no lançamento do primeiro carro 100% elétrico da empresa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade