Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Nissan X-Trail é SUV híbrido com todas as vantagens de um elétrico

Nova geração do Nissan X-Trail tem versão híbrida que faz mais de 20 km/l e poderá marcar seu retorno ao Brasil em 2024

Por Redação
Atualizado em 3 abr 2024, 10h06 - Publicado em 7 set 2022, 19h22

A Nissan tem uma promessa a cumprir: lançar um modelo com mecânica e-Power na América do Sul em 2023. A estreia poderia ser no Brasil e com o nova nova geração do Nissan X-Trail 2023, que surge na Europa justamente com seu engenhoso sistema híbrido atualizado.

O que há de tão engenhoso no sistema e-Power é o fato de usar o motor a gasolina como gerador e apenas o motor elétrico para mover o carro. Na nova versão e-4ORCE há, ainda, tração nas quatro rodas graças a um segundo motor elétrico.

Agora baseado na plataforma CMF-C, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, tem diversas melhorias em termos de tecnologia, eficiência e, claro, novo visual. Isso, sem deixar de ser o maior SUV da Nissan na Europa.

Continua após a publicidade
Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

No mercado europeu, o novo X-Trail tem motor 1.5 turbo que não está conectado às rodas. Na verdade, ele funciona como um gerador para uma bateria de de 2,1 kWh (maior que a do Qashqai e-Power), que movimenta o motor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm. Ou seja, o SUV é, a rigor, um elétrico com extensor de alcance (REEV).

Compartilhe essa matéria via:

A aceleração é de carro elétrico: 0 a 100 km/h em 8 segundos, de acordo com a Nissan. No uso, também não é tão diferente, a ponto de ter o sistema de frenagem regenerativa e-Pedal Step, que além de reaproveitar a energia das frenagens permite frenagens sem ter de recorrer ao pedal de freio.

Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

São várias vantagens: o gerador a combustão pode funcionar sempre em seu regime de eficiência máxima e o motorista desfruta da agilidade incomparável de um carro elétrico. Com ajuda da recuperação de frenagem, o consumo pode ir além dos 20 km/l. Mesmo assim, é necessário abastecer o tanque, já que não há bocal de carregamento.

Continua após a publicidade
Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

No caso do X-Trail e-4ORCE, os dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro que permitem a tração integral, somam 214 cv. A diferença de 10 cv e a maior aderência permite que o SUV chegue aos 100 km/h em 7 segundos. O consumo aumenta para 19 km/l.

A Nissan diz que o uso dos motores elétricos aumenta a resposta de torque a ponto de ser até 10.000 vezes mais rápida quando comparada com um sistema convencional de tração nas quatro rodas fornecendo mais controle para o motorista.

Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

Quanto ao visual, o Nissan X-Trail 2023 tem uma nova interpretação da grade V-motion, com faróis divididos em duas peças. Na traseira, as lanternas continuam horizontais mas o visual, em geral, está mais limpo. 

Continua após a publicidade
Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3” e para a outra tela de 12,3” para a central multimídia. Também tem um head-up display de 10,8”. Além de soluções inteligentes de armazenamento interno e conectividade Android Auto e Apple Carplay. 

Nissan X-Trail
(Divulgação/Nissan)

Por padrão, o X-Trail tem cinco lugares, mas a opção de sete lugares, com uma terceira fileira de assentos, não está disponível para a configuração e-4ORCE. Para melhor acesso à terceira fileira, as portas traseiras abrem até 85°. Na segunda fileira, portas USB tipo A e C estão disponíveis. Sem os bancos extras, o X-Trail tem 585 litros de capacidade no porta-malas, 20 litros a mais que seu antecessor. 

No Brasil, o Nissan X-Trail seria um bom rival para os Volkswagen Tiguan e Caoa Chery Tiggo 8 Pro. Na Europa, seus preços variam entre o equivalente a R$ 193.000 e R$ 257.000. De acordo com o site Motor1, o X-Trail e-Power será lançado no Brasil em 2024. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.