Novo Nissan Kicks tem visual moderno, tração integral e mais espaço
Com fabricação nacional marcada para o ano que vem, novo Nissan Kicks é lançado nos EUA e, além do estilo, revela incrementos que devem chegar aqui
O Nissan Kicks é o único carro que a marca japonesa produz no Brasil, além de compor a imensa maioria de suas vendas. Sua nova geração é aguardada há um bom tempo e, com chegada ao mercado nacional prevista para 2025, o novo Nissan Kicks finalmente foi revelado.
Inicialmente lançado nos Estados Unidos, o novo Kicks tem visual completamente distinto do atual, aproveitando tendências de carros elétricos modernos, como o Nissan Aryia. É o caso, por exemplo, dos faróis em led que, além de finos, ficam embutidos na grade frontal e se camuflam nela quando estão desligados.
A traseira, por sua vez, tem estilo único, repetindo os elementos de iluminação cuja barra superior é alongada, criando o mesmo formato em L de cabeça para baixo que há na dianteira. As formas da carroceria agora são mais quadradas, com o capô “caixote” que está em alta e habitáculo mais estreito que o resto (algo notável quando visto por trás).
Mais do que aparentar ser maior, o Nissan Kicks 2025 cresceu de fato: são 4,37 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos (5,6 cm e 3,6 cm a mais, respectivamente). Mais largo e alto também, o novo Kicks oferece 4,3 cm extras para os ombros e 2,2 cm adicionais às pernas dos ocupantes.
Interior na mesma pegada
O painel datado do Kicks atual deu lugar a outra escolha que muitas marcas vêm fazendo. É o par de telas flutuantes, que funcionam como quadro de instrumentos digital e central multimídia, num total de 24,6” unidas sob a mesma moldura.
O volante ficou mais limpo, com botões em ilhas retilíneas. Tanto ele quanto o console central e outras partes internas trazem costuras vermelhas, com pegada esportiva. Os bancos utilizam tecnologia ergonômica que distribui melhor o peso de quem está sentado, diminuindo a fadiga e evitando a tendência da pessoa ir escorregando ao longo de viagens mais longas.
Outra melhora sensível aos ocupantes é a nova suspensão traseira, que troca o eixo de torção pelo sistema multilink, independente. Também diminuem o cansaço as funções de condução autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática tanto à frente quanto à ré, câmeras 360 e farol alto automático.
Motor diferente
Em novembro de 2023, o CEO global da Nissan veio ao Brasil anunciar investimento de R$ 2,8 bilhões, a fim de expandir a fábrica de Resende (RJ), onde nosso Kicks é feito.
É de lá que sairá o novo Kicks, cuja estreia está oficialmente prevista para 2025. O montante também inclui o lançamento de um outro SUV e do motor turbo que equipará o novo Nissan Kicks nacional, dando fim ao longevo 1.6 aspirado. O foco da marca é brigar em poucos segmentos, sendo protagonistas em todos em que tiver participação. Logo, faz sentido esperar um motor 1.0 turbo flex, com potência acima dos 120 cv e torque que exceda os 20,0 kgfm.
Nos Estados Unidos, porém, a nova geração chega com motor 2.0 aspirado com 143 cv e 19,4 kgfm. O câmbio CVT segue em jogo, mas uma adição importante é a tração integral desde a versão mais básica do carro, com recursos que incluem a frenagem diferencial das rodas para melhorar o controle em pisos escorregadios.
Com tantos incrementos, é natural que o preço do Nissan Kicks 2025 também suba um pouco de nível. Isso é corroborado pelo comunicado que a marca divulgou há alguns dias, garantindo que a atual geração do utilitário seguirá à venda no Brasil mesmo após o novo modelo ser lançado.