Novo motor 2.0 Turbo da Toyota pode estrear na Hilux
Quatro cilindros faz parte da nova família de motores da Toyota que terá calibrações para entregar entre 200 cv e 600 cv para diferentes segmentos
Ainda em maio, a Toyota anunciou que estava trabalhando uma nova família de motores, em um projeto que também tinha o envolvimento de Subaru e Mazda, onde cada uma desenvolveria seus próprios propulsores. A ideia por trás disso era manter os motores a combustão vivos e deixá-los mais eficientes para que a descarbonização das marcas não dependesse exclusivamente da eletrificação.
O resultado desse trabalho pode aparecer na nova geração da Toyota Hilux. Segundo informações do site japonês Karuma News, a Toyota estaria iniciando os testes do seu novo motor gasolina na picape, mas não se sabe ao certo se trata-se da versão atual ou da próxima geração, prevista para ser apresentada em 2025.
O motor em questão seria um novo 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que entrega 304 cv. Inclusive, jornalistas japoneses puderam experimentar uma Hilux com tal motor e câmbio manual antes mesmo da coletiva feita em maio, onde as três montadoras apresentaram seus projetos de motores.
Até agora a Toyota não mostrou muito sobre essa nova família, que também terá os 1.5 aspirado e turbo. Em seu canal oficial do YouTube, a montadora mostrou um vídeo da versão 2.0 sendo testada em um Lexus IS totalmente camuflado. Na ocasião, o quatro cilindros estaria entregando algo na casa dos 400 cv e com uma faixa vermelha de 6.800 rpm, enquanto na Hilux o limite seria 6.200 rpm.
Sobre isso, em agosto, a revista Best Car informou que a intenção da Toyota é fazer com que esse motor tenha calibrações diferentes, podendo ser usado desde os carros mais comuns, até veículos de competição.
Especializada em divulgar segredos das montadoras japonesas, a publicação fala que o quatro cilindros poderia chegar até os 600 cv. Inclusive, variações com 300 cv e 400 cv já estariam sendo pensadas para as próximas gerações dos esportivos MR2 e Celica, quase como um sucessor do consagrado motor 2JZ.
Se o novo 2.0 turbo for tão versátil, poderá ser o fim do atual 2.8 turbodiesel de 204 cv. Com suas diferentes calibrações, o motor a gasolina poderia até fazer frente ao poderoso V6 3.0 biturbo de 397 cv da Ford Ranger Raptor.
A confiança da Toyota neste novo projeto é tão grande, que internamente ele até está sendo comparado ao 2JZ-GTE da década de 1990. O 3.0 biturbo fez muito sucesso em modelos como o Aristo e o Supra, onde atingia 340 cv, mas ficou famoso mesmo na mão de modificadores, que conseguiam extrair ainda mais potência do seis cilindros.