Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo motor 2.0 da Toyota poderá gerar até 592 cv sem eletrificação

Novos motor está sendo desenvolvido em parceria com a Subaru e a Mazda com objetivo de ser mais eficiente e potente

Por Lucas Parente
16 ago 2024, 13h00
Motor Toyota
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota segue no seu plano de investimento em motores de combustão interna, priorizando tecnologias híbridas ao invés de carros totalmente elétricos.

A marca já divulgou alguns detalhes sobre seus novos motores que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Subaru e a Mazda. Porém, rumores indicam que o novo motor 2.0 turbo em desenvolvimento pela Toyota pode alcançar até 592 cv em suas especificações máximas (famoso ‘tudo que dá’), sem assistência de eletrificação.

Motor Toyota
Protótipo do novo motor 1.5 da Toyota, que também está em desenvolvimento (Divulgação/Toyota)

Mas, claro, esta versão seria focada em competições. Há outras duas variações deste 2.0 em desenvolvimento, menos potentes, mas que entregam ainda um bom desempenho: 395 cv potência e 56 kgfm de torque na primeira e 296 cv e 40 kgfm na segunda.

Continua após a publicidade

Além do desempenho impressionante destes novos motores, a Toyota já declarou que o novo 2.0 turbo superará o atual 2.4 turbo, não apenas em potência, mas também será mais econômico. Também será menor e atenderá as rigorosas regulamentações de emissões de vários mercados globais, podendo até ser compatível com combustíveis sintéticos.

Volta do Toyota MR2?

Ainda não se sabe quais modelos de corrida ou de rally da Toyota Gazzo Racing utilizarão o motor 2.0 turbo de 592 cv. Porém, podemos especular alguns modelos de produção.

Segundo fontes internas relatadas pelo portal Best Car, um dos possíveis candidatos pode ser o icônico Toyota MR2 renascido. A Toyota está supostamente considerando versões elétricas e a combustão do esportivo. A combinação do antigo esportivo da marca e o novo motor seriam brutais.

Continua após a publicidade
Primeira geração tinha motor 1.6 de 130 cv
Primeira geração tinha motor 1.6 de 130 cv (Xico Buny/Quatro Rodas)

Além do MR2, outro modelo esportivo icônico da Toyota poderia renascer com o novo motor, o Celica. Potencialmente como um cupê de duas portas e motor dianteiro.

Compartilhe essa matéria via:
Celica WRC
(Divulgação/Quatro Rodas)

Embora todos esses rumores devam ser vistos com cautela, é bem possível que o Toyota MR2 volte para produção, mas com um número limitado de unidades e exclusivo para o mercado japonês. Ele pode oferecer uma configuração de câmbio semelhante ao dos atuais GR Corolla e GR Yaris, com transmissão automática de 8 marchas ou manual de 6. Estima-se que o preço fique na casa dos US$ 70.000 (R$ 382.000).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.