Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mini Cooper ganha motores a combustão, mas sem câmbio manual

Nova geração mantém motores 1.5 e 2.0, mas sempre com câmbio automático e sem alavanca de câmbio

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 fev 2024, 09h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova geração do Mini Cooper foi apresentada meses atrás primeiro em suas versões elétricas, mas o grupo BMW não abandonou os motores a combustão. Agora o compacto foi apresentado com opções de motores 1.5 e 2.0 a gasolina. O que foi abandonado foi o câmbio manual.

    Uma diferença importante é que o nome “Cooper” está deixando de representar uma versão para identificar a carroceria hatch de duas portas, seguindo a lógica do Cabrio e do Countryman.

    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)

    O design minimalista que marca essa nova geração continua presente com os motores a combustão, que só exigiram mudança na grade para uma maior passagem de ar. É uma grade com pontos flutuantes. As tomadas de ar no capô e nas laterais ficaram no passado até mesmo nos Cooper S.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade
    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)

    Os novos faróis full-led são menores que os antigos e têm nova assinatura com duas barras horizontais dentro, ainda que a iluminação possa ser personalizada com três opções distintas. Mas as lanternas traseiras, agora triangulares, continuam com luzes inspiradas na Union Jack, a bandeira de Inglaterra.

    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, o novo Mini Cooper a combustão segue o estilo das versões elétricas. Há uma única tela redonda no meio do painel com 24 cm de diâmetro, que se divide entre as informações de condução e de entretenimento. Por trás dela, há um projetor de luzes que ilumina o tecido do painel com desenhos que mudam de acordo com os modos de condução.

    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)
    Continua após a publicidade

    Por enquanto, há duas opções de motores a gasolina. O primeiro é um três-cilindros 1.5 turbo com 156 cv e 23,5 kgfm, que leva o hatch aos 100 km/h em 7,7 s com a ajuda do câmbio de dupla embreagem com sete marchas. O seletor nem é um joystick, mas um seletor no painel  ao lado da chave giratória para dar partida no motor. Mas este só será lançado na Europa em julho.

    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)

    O Mini Cooper S, por sua vez, terá sua produção iniciada em março com o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas. Com ele, o 0 a 100 km/h é cumprido em 6,6 segundos. Nos EUA, o Cooper convencional terá uma versão mais mansa deste motor, mas sem números divulgados até o momento.

    Continua após a publicidade
    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)

    Tanto a nova geração do Mini Cooper quanto o novo Countryman estão com lançamento no Brasil confirmados para o segundo semestre de 2024. Contudo, os primeiros carros podem ser os Cooper E e SE, elétricos: o primeiro tem 183 cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e o segundo tem 217 cv e 33,6 kgfm de força, com aceleração em 6,7 ​​segundos.

    Mini-Cooper-S-2024
    (Divulgação/Mini)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.