Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Kia XCeed é hatch aventureiro com até 204 cv e pique de esportivo

O SUV crossover passou por um facelift e tem versões a combustão, híbrida leve e híbrida plug-in, que não chega a 50 km de autonomia

Por João Vitor Ferreira
18 jul 2022, 19h14

Apresentado em 2019, o Kia XCeed chegou para complementar a gama de carrocerias da família Ceed. Quase quatro anos depois, o hatch aventureiro ganha um facelift de meio de vida, acompanhado de uma nova versão de apelo esportivo, GT-Line, que tem motorização potente e exclusiva.

Opção de motor é o que não falta para o XCeed. Ao todo, são cinco trens de força disponíveis: um plug-in, dois híbridos leves e dois puramente a combustão. 

A solitária versão PHEV combina o motor 1.6 aspirado e motor elétrico, que juntos geram 141 cv e 27 kgfm. Sua bateria, porém, é pequena, tendo apenas 8,9 kWh, o que garante apenas 48 km de autonomia de acordo com ciclo WLTP. Já a Kia clama que o conjunto é capaz de rodar até 60 km na cidade com uma carga completa.

KIA XCEED 2023 GT-LINE traseira
Lanternas com LED pontilhados são exclusivos do XCeed GT-Line (Divulgação/Kia)

A eletrificação híbrida leve pode vir acompanhada de outros dois motores: o 1.0 turbo a gasolina de 120 cv e 17,5 kgfm (semelhante ao usado pelo Stonic) ou o 1.6 diesel de 136 cv e 32,63 kgfm. A versão a diesel ainda oferece o câmbio automático de sete marchas ou o manual de seis, que reduz a entrega de torque a 28,6 kgfm, mas vem com o sistema iMT da Kia, com embreagem controlada eletronicamente que desliga o motor em situações de desaceleração para poupar combustível.

Continua após a publicidade
KIA XCEED 2023 GT-LINE frontal
Uma novidade em relação ao modelo pré-facelift é o logo da Kia, que foi substituído pela versão mais moderna no XCeed 2023 (Divulgação/Kia)

Entre os trens de força a combustão, as versões padrão do XCeed terão o 1.5 turbo de 160 cv a disposição. Já a versão GT-Line, além de visual único, também terá o exclusivo motor 1.6 de 204 cv e 27,02 kgfm, retirado das variantes GT dos irmãos Kia Ceed (hatch) e Kia ProCeed (perua). Este motor está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, assim o esportivo consegue ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s. Em todos os casos, a tração do XCeed é sempre dianteira.

KIA XCEED 2023 plug-in
As versões padrão do XCeed se diferem da esportiva, principalmente, pelo contorno mais grosso da grade e pelas entradas de ar menores (Divulgação/Kia)

No design, tanto as versões padrão quanto a GT-Line estão muito semelhantes. Na dianteira, a esportiva ganha entradas de ar um pouco maiores nas extremidades do para-choque e uma grade com contorno lifeiramente mais fino. Enquanto na traseira, ela ganha um difusor na cor do carro e as lanternas de LED recebem um padrão pontilhado, substituindo o linear. Já as rodas de 18’’ vem de fábrica no GT-Line e são opcionais nas demais variantes, que são vendidas com rodas de 16’’.

 A versão GT-Line tem como exclusividade também os assentos GT-Line, volante de fundo chato, forro do teto preto e alavanca de câmbio de couro perfurada.

KIA XCEED 2023 GT-LINE interior
Interior do XCeed GT-Line (Divulgação/Kia)

No interior, o XCreed pode vir com central multimídia de 8’’ ou 10,25’’, ambas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, porém, apenas a segunda tem capacidade para conectar dois smartphones ao mesmo tempo. O SUV também ganha um novo controle de cruzeiro adaptativo, que utiliza dados do sistema de navegação para reduzir a velocidade do veículo de acordo com o limite da via e antes das curvas.

KIA XCEED 2023 GT-LINE e pllug-in
(Divulgação/Kia)

Ainda sem preço divulgado, o novo XCreed será exclusivo para o mercado europeu e sua produção será iniciada ainda neste trimestre, na Eslováquia. As vendas estão programadas para começar a partir de setembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.