Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Honda HR-V 2022 é híbrido e estreia nas lojas no fim do ano

SUV compacto estreia visual mais limpo, mas não abandona elementos que o consagraram. Em compensação, terá apenas versões híbridas na Europa

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 mar 2021, 16h16 - Publicado em 18 fev 2021, 11h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Honda HR-V 2022
    (Divulgação/Honda)

    A Honda acabou com o mistério por trás do HR-V 2022. A fabricante japonesa divulgou os primeiros detalhes do SUV compacto para a Europa simultaneamente com o Japão, onde o modelo é vendido com o nome Vezel.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Publicidade

    SUV compacto sim, mas desta vez o Honda HR-V é apresentado como um “SUV inspirado nos cupês”. O caimento acentuado do teto a partir das portas traseiras é um dos elementos mais marcantes desta nova geração, enquanto a maçaneta das portas traseiras escondida na coluna C está mantida.

    Publicidade
    Honda-HR-V-2022
    (Divulgação/Honda)

    O visual não é tão rebuscado como o do HR-V atual e isso foi proposital. A nova filosofia de design da Honda propõe linhas mais simples, limpas e modernas. Pelo menos esse é o argumento da fabricante japonesa para a grade dianteira visualmente integrada ao para-choque, dando um aspecto de carro elétrico ao SUV.

    Honda-HR-V-2022
    (Divulgação/Honda)

    No Japão, pelo menos, quem fizer questão de ter a grade mais marcada e mais informação visual nos para-choques e saias laterais poderá recorrer aos pacotes de acessórios Urban (com detalhes pretos) ou Casual (com detalhes na cor bronze.

    Publicidade
    Honda HR-V 2022 casual
    (Divulgação/Honda)
    Honda HR-V 2022 urban
    (Divulgação/Honda)

    O novo HR-V ainda tem a parte central do capô mais baixa, com as laterais elevadas avançando até as colunas A.

    Continua após a publicidade
    Honda-HR-V-2022
    (Divulgação/Honda)

    Na traseira, além do caimento do teto, o que chama atenção são as lanternas interligadas por uma barra vermelha e prateada, sendo que a parte vermelha é iluminada. A placa continua na tampa do porta-malas, mas em posição mais baixa.

    Publicidade

    Sem dar qualquer detalhe sobre as dimensões, a Honda afirma que o interior do novo HR-V 2022 mantém o mesmo nível de conforto da geração anterior. Dois elementos importantes estão mantidos: o tanque de combustível instalado na posição central do carro, sob os bancos dianteiros, e os Magic Seats, os bancos traseiros dobráveis que permitem um bom aproveitamento interno.

    Honda-HR-V-2022
    (Divulgação/Honda)

    O painel, por sua vez, está minimalista. A central multimídia é destacada e abaixo dela há apenas o botão do pisca-alerta e os controles do ar-condicionado. As saídas de ar-condicionado estreitas permanecem e agora vão quase de ponta a ponta do painel, enquanto a alavanca de câmbio permanece em posição elevada no console.

    Publicidade
    Honda-HR-V-2022
    (Divulgação/Honda)

    No que diz respeito a equipamentos, há um pacote de assistências ao motorista com frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de pontos cegos, assistente de descidas e câmera multi-view. Também ganhou um grande teto solar panorâmico.

    Honda HR-V 2022 teto solar panorâmico
    (Divulgação/Honda)

    Consumo tende a ser muito melhor

    Para o Honda HR-V 2022 europeu a fabricante confirmou apenas a versão e:HEV, com mecânica híbrida que combina um motor a gasolina e um elétrico. Esse conjunto poderia funcionar apenas com o motor a combustão, apenas com o elétrico e em modo híbrido de fato.

    Continua após a publicidade
    Honda HR-V 2022
    (Divulgação/Honda)

    O novo Honda City e:HEV já é vendido na Tailândia e combina o motor 1.5 a gasolina de ciclo Atkinson – que privilegia eficiência – de 98 cv e 12,9 kgfm com um elétrico de 108 cv e 25,8 kgfm. Seu consumo declarado é de até 27,8 km/l.

    Honda HR-V 2022
    (Divulgação/Honda)

    Para o Japão, porém, está confirmado o motor 1.5 DOHC i-VTEC a gasolina combinado com câmbio CVT, enquanto uma versão híbrida com tração AWD complementará a gama de versões.

    Honda HR-V 2022
    (Divulgação/Honda)

    O lançamento do novo HR-V na Europa está previsto para o final do ano.

    Quando chega ao Brasil?

    Ao contrário da nova geração do Honda Civic, o novo HR-V 2022 será fabricado no Brasil. A fabricante japonesa planeja se voltar à rentabilidade do mercado de SUVs por aqui em vez de se manter forte no segmento de sedãs médios.

    Os lançamentos da Honda não costumam demorar a chegar no Brasil. Considerando que o novo HR-V estreia no mercado europeu no fim do ano, o segundo semestre de 2022 é uma boa estimativa para seu lançamento no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Fotos do Honda HR-V 2022

     

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.