Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Novo Honda HR-V 2022 é híbrido e estreia nas lojas no fim do ano

SUV compacto estreia visual mais limpo, mas não abandona elementos que o consagraram. Em compensação, terá apenas versões híbridas na Europa

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 18 fev 2021, 12h43 - Publicado em 18 fev 2021, 11h59
Honda HR-V 2022
Divulgação/Honda

A Honda acabou com o mistério por trás do HR-V 2022. A fabricante japonesa divulgou os primeiros detalhes do SUV compacto para a Europa simultaneamente com o Japão, onde o modelo é vendido com o nome Vezel.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

SUV compacto sim, mas desta vez o Honda HR-V é apresentado como um “SUV inspirado nos cupês”. O caimento acentuado do teto a partir das portas traseiras é um dos elementos mais marcantes desta nova geração, enquanto a maçaneta das portas traseiras escondida na coluna C está mantida.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

O visual não é tão rebuscado como o do HR-V atual e isso foi proposital. A nova filosofia de design da Honda propõe linhas mais simples, limpas e modernas. Pelo menos esse é o argumento da fabricante japonesa para a grade dianteira visualmente integrada ao para-choque, dando um aspecto de carro elétrico ao SUV.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

No Japão, pelo menos, quem fizer questão de ter a grade mais marcada e mais informação visual nos para-choques e saias laterais poderá recorrer aos pacotes de acessórios Urban (com detalhes pretos) ou Casual (com detalhes na cor bronze.

Honda HR-V 2022 casual
Divulgação/Honda
Honda HR-V 2022 urban
Divulgação/Honda

O novo HR-V ainda tem a parte central do capô mais baixa, com as laterais elevadas avançando até as colunas A.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

Na traseira, além do caimento do teto, o que chama atenção são as lanternas interligadas por uma barra vermelha e prateada, sendo que a parte vermelha é iluminada. A placa continua na tampa do porta-malas, mas em posição mais baixa.

  • Sem dar qualquer detalhe sobre as dimensões, a Honda afirma que o interior do novo HR-V 2022 mantém o mesmo nível de conforto da geração anterior. Dois elementos importantes estão mantidos: o tanque de combustível instalado na posição central do carro, sob os bancos dianteiros, e os Magic Seats, os bancos traseiros dobráveis que permitem um bom aproveitamento interno.

    Honda-HR-V-2022
    Divulgação/Honda

    O painel, por sua vez, está minimalista. A central multimídia é destacada e abaixo dela há apenas o botão do pisca-alerta e os controles do ar-condicionado. As saídas de ar-condicionado estreitas permanecem e agora vão quase de ponta a ponta do painel, enquanto a alavanca de câmbio permanece em posição elevada no console.

    Continua após a publicidade
    Honda-HR-V-2022
    Divulgação/Honda

    No que diz respeito a equipamentos, há um pacote de assistências ao motorista com frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de pontos cegos, assistente de descidas e câmera multi-view. Também ganhou um grande teto solar panorâmico.

    Honda HR-V 2022 teto solar panorâmico
    Divulgação/Honda

    Consumo tende a ser muito melhor

    Para o Honda HR-V 2022 europeu a fabricante confirmou apenas a versão e:HEV, com mecânica híbrida que combina um motor a gasolina e um elétrico. Esse conjunto poderia funcionar apenas com o motor a combustão, apenas com o elétrico e em modo híbrido de fato.

    Honda HR-V 2022
    Divulgação/Honda

    O novo Honda City e:HEV já é vendido na Tailândia e combina o motor 1.5 a gasolina de ciclo Atkinson – que privilegia eficiência – de 98 cv e 12,9 kgfm com um elétrico de 108 cv e 25,8 kgfm. Seu consumo declarado é de até 27,8 km/l.

    Honda HR-V 2022
    Divulgação/Honda

    Para o Japão, porém, está confirmado o motor 1.5 DOHC i-VTEC a gasolina combinado com câmbio CVT, enquanto uma versão híbrida com tração AWD complementará a gama de versões.

    Honda HR-V 2022
    Divulgação/Honda

    O lançamento do novo HR-V na Europa está previsto para o final do ano.

    Quando chega ao Brasil?

    Ao contrário da nova geração do Honda Civic, o novo HR-V 2022 será fabricado no Brasil. A fabricante japonesa planeja se voltar à rentabilidade do mercado de SUVs por aqui em vez de se manter forte no segmento de sedãs médios.

    Os lançamentos da Honda não costumam demorar a chegar no Brasil. Considerando que o novo HR-V estreia no mercado europeu no fim do ano, o segundo semestre de 2022 é uma boa estimativa para seu lançamento no Brasil.

    Fotos do Honda HR-V 2022

     

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Continua após a publicidade
    Publicidade