Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Honda HR-V 2022 é híbrido e estreia nas lojas no fim do ano

SUV compacto estreia visual mais limpo, mas não abandona elementos que o consagraram. Em compensação, terá apenas versões híbridas na Europa

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 19 mar 2021, 16h16 - Publicado em 18 fev 2021, 11h59
Honda HR-V 2022
Divulgação/Honda

A Honda acabou com o mistério por trás do HR-V 2022. A fabricante japonesa divulgou os primeiros detalhes do SUV compacto para a Europa simultaneamente com o Japão, onde o modelo é vendido com o nome Vezel.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

SUV compacto sim, mas desta vez o Honda HR-V é apresentado como um “SUV inspirado nos cupês”. O caimento acentuado do teto a partir das portas traseiras é um dos elementos mais marcantes desta nova geração, enquanto a maçaneta das portas traseiras escondida na coluna C está mantida.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

O visual não é tão rebuscado como o do HR-V atual e isso foi proposital. A nova filosofia de design da Honda propõe linhas mais simples, limpas e modernas. Pelo menos esse é o argumento da fabricante japonesa para a grade dianteira visualmente integrada ao para-choque, dando um aspecto de carro elétrico ao SUV.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

No Japão, pelo menos, quem fizer questão de ter a grade mais marcada e mais informação visual nos para-choques e saias laterais poderá recorrer aos pacotes de acessórios Urban (com detalhes pretos) ou Casual (com detalhes na cor bronze.

Honda HR-V 2022 casual
Divulgação/Honda
Honda HR-V 2022 urban
Divulgação/Honda

O novo HR-V ainda tem a parte central do capô mais baixa, com as laterais elevadas avançando até as colunas A.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

Na traseira, além do caimento do teto, o que chama atenção são as lanternas interligadas por uma barra vermelha e prateada, sendo que a parte vermelha é iluminada. A placa continua na tampa do porta-malas, mas em posição mais baixa.

Sem dar qualquer detalhe sobre as dimensões, a Honda afirma que o interior do novo HR-V 2022 mantém o mesmo nível de conforto da geração anterior. Dois elementos importantes estão mantidos: o tanque de combustível instalado na posição central do carro, sob os bancos dianteiros, e os Magic Seats, os bancos traseiros dobráveis que permitem um bom aproveitamento interno.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda
Continua após a publicidade

O painel, por sua vez, está minimalista. A central multimídia é destacada e abaixo dela há apenas o botão do pisca-alerta e os controles do ar-condicionado. As saídas de ar-condicionado estreitas permanecem e agora vão quase de ponta a ponta do painel, enquanto a alavanca de câmbio permanece em posição elevada no console.

Honda-HR-V-2022
Divulgação/Honda

No que diz respeito a equipamentos, há um pacote de assistências ao motorista com frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de pontos cegos, assistente de descidas e câmera multi-view. Também ganhou um grande teto solar panorâmico.

Honda HR-V 2022 teto solar panorâmico
Divulgação/Honda

Consumo tende a ser muito melhor

Para o Honda HR-V 2022 europeu a fabricante confirmou apenas a versão e:HEV, com mecânica híbrida que combina um motor a gasolina e um elétrico. Esse conjunto poderia funcionar apenas com o motor a combustão, apenas com o elétrico e em modo híbrido de fato.

Honda HR-V 2022
Divulgação/Honda

O novo Honda City e:HEV já é vendido na Tailândia e combina o motor 1.5 a gasolina de ciclo Atkinson – que privilegia eficiência – de 98 cv e 12,9 kgfm com um elétrico de 108 cv e 25,8 kgfm. Seu consumo declarado é de até 27,8 km/l.

Honda HR-V 2022
Divulgação/Honda

Para o Japão, porém, está confirmado o motor 1.5 DOHC i-VTEC a gasolina combinado com câmbio CVT, enquanto uma versão híbrida com tração AWD complementará a gama de versões.

Honda HR-V 2022
Divulgação/Honda

O lançamento do novo HR-V na Europa está previsto para o final do ano.

Quando chega ao Brasil?

Ao contrário da nova geração do Honda Civic, o novo HR-V 2022 será fabricado no Brasil. A fabricante japonesa planeja se voltar à rentabilidade do mercado de SUVs por aqui em vez de se manter forte no segmento de sedãs médios.

Os lançamentos da Honda não costumam demorar a chegar no Brasil. Considerando que o novo HR-V estreia no mercado europeu no fim do ano, o segundo semestre de 2022 é uma boa estimativa para seu lançamento no Brasil.

Fotos do Honda HR-V 2022

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)