Ansioso para ver a nova geração do Honda Civic Type R? A boa notícia é que a fabricante japonesa divulgou as primeiras imagens da nova geração de um dos hatches esportivos mais rápidos do mundo. A má notícia é que o carro foi mostrado ainda camuflado.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A versão esportiva baseada na 11a geração do Honda Civic ainda está em fase de testes e sua apresentação oficial será feita apenas em 2022. Mas, como esta nova geração do modelo tem muito a ver com a antiga, este novo Type R será, muito provavelmente, uma boa evolução da geração lançada em 2017.
Não há detalhes oficiais a respeito da mecânica, mas a expectativa é boa. Especula-se que o motor 2.0 VTEC turbo com injeção direta será mantido, mas entregará mais que os atuais 320 cv. A Honda já havia anunciado a permanência do câmbio manual de seis marchas, mas especula-se que desta vez o Civic Type R terá opção de câmbio automatizado de dupla embreagem.
O visual do hatch esportivo continua com elementos visuais exclusivos, como spoiler no para-choque frontal, com tomadas de ar maiores que as das versões convencionais, saias laterais, aerofólio (agora menor e mais discreto) e para-choque traseiro com extrator.
Por sinal, as três saídas de escape centrais foram mantidas, mas a do meio passou a ser maior. É um detalhe de destaque, mas mesmo com a camuflagem já está evidente que esta nova geração do Type R será bem mais discreta que a anterior. Compare o tamanho das tomadas de ar e dos apêndices aerodinâmicos.
O novo Honda Civic Type R ainda terá freios Brembo, com direito a pinças vermelhas, e pneus Michelin Pilot Sport 4 calçam as belas rodas com acabamento na cor preta. Nos resta esperar até 2022 para ver mais do esportivo.
Quando o novo Honda Civic virá ao Brasil?
Por aqui, a única certeza é que a nova geração do Honda Civic chegará como importado e a partir de 2022. A produção nacional da décima seria encerrada ainda em 2021.
No Brasil o Honda Civic será vendido em versão única, Touring. O preço ficaria bem acima dos R$ 157.400 cobrados atualmente pelo Civic nacional mais caro. E seguirá com o motor 1.5 i-VTEC Turbo, mas com melhorias no fluxo do escape e a adoção de variação da abertura das válvulas da escape e de tempo para os dois comandos elevaram o rendimento.
Essa nova versão do motor 1.5 entrega 182 cv e 24,5 kgfm, contra os 173 cv e 22,4 kgfm do modelo vendido atualmente no Brasil.
O novo Civic Touring dispõe de uma boa lista de equipamentos, incluindo central multimídia com tela de 9 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), sistema de som Bose, carregador de celulares por indução, roteador wi-fi, quadro de instrumentos digital, partida remota pela chave, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.
Mais tarde, o novo Honda Civic também poderá ser importado na versão Si e ser um dos três híbridos que a Honda venderá no Brasil até 2023. O primeiro a passar por eletrificação foi o Honda Accord, seguido pelo CR-V.