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Novo Honda Civic decreta fim do câmbio manual em sedãs médios

Sedã ganha novos equipamentos, volta a oferecer versão LX, mas não adota equipamentos de segurança presente nos EUA

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 7 ago 2019, 17h34 - Publicado em 7 ago 2019, 15h20
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  • Novo Honda Civic decreta fim do câmbio manual em sedãs médios
    Por fora a maior mudança está no para-choque dianteiro (Divulgação/Honda)

    Como QUATRO RODAS antecipou, o Honda Civic nacional passou a adotar a mesma reestilização de sua versão norteamericana e mais alguns equipamentos. O pacote de itens de condução semiautônoma, de série no modelo estanunidense, porém, continua a não ser oferecido no Brasil.

    O conjunto mecânico segue composto pelo 2.0 de até 155 cv flex e 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, este ainda restrito à versão Touring. O câmbio automático é sempre do tipo CVT, sendo que apenas a versão Sport oferece a caixa manual de seis marchas.

    Novo Honda Civic decreta fim do câmbio manual em sedãs médios
    Um friso cromado horizontal na parte inferior é a única novidade do para-choque traseiro (Divulgação/Honda)

    A variante esportivada, aliás, deixa de ser a porta de entrada da gama, dando lugar à LX. Com isso, os preços do Civic 2020 vão de R$ 97.900 a R$ 134.900 (veja tabela no final da matéria).

    Por fora o novo para-choque dianteiro teve sua parte inferior reformulada, e as entradas de ar foram unidas visualmente. A grade do radiador permanece a mesma e segue preta na Versão Sport e cromada nas demais. Atrás o para-choque não mudou seu formato, e a única alteração foi a adição de um friso cromado na parte inferior.

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    Honda Civic Touring
    As mudanças no interior são pontuais (Divulgação/Honda)

    As grandes novidades estão no pacote de equipamentos, ampliado em todas as versões. Seis airbags e controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, câmera de ré e rodas de 17″ são de série para todos os Civic, mas só a novata LX não tem ar-condicionado digital de duas zonas.

    A linha 2020 também adotou monitoramento passivo de pressão dos pneus pelos sensores do ESC/ABS.

    Honda Civic 2020
    O carregador de celular por indução é exclusivo da versão Touring (Divulgação/Honda)
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    A versão Sport adiciona sensor crepuscular e sistema multimídia com tela de 7″ e integração com celulares Android e Apple. O pacote EX soma áudio com oito alto-falantes (dois além das versões iniciais), bancos de couro e retrovisor interno fotocrômico.

    Honda Civic 2020
    A saída de ar-condicionado para o banco traseiro estreia nas versões Touring e EXL (Divulgação/Honda)

    A EXL, opção mais cara com motor 2.0, passa a vir com chave presencial e partida por botão e dispõe da inédita saída de ar para o banco traseiro.

    Honda Civic 2020
    O monitoramento de pressão (passivo) dos pneus é de série em todas as versões (Divulgação/Honda)
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    Por fim, a Touring ganhou ajuste lombar para o banco do motorista (elétrico), base para recarga de celulares por indução no console central e sistema de som premium com 452 Watts (RMS) e 10 alto-falantes.

    Sem autonomia

    Honda Civic 2020
    Frisos cromados destacam a área do para-choque frontal que foi modificada (Divulgação/Honda)

    A grande novidade do novo Civic nos Estados Unidos foi a incorporação do Honda Sensing em todas as versões. O pacote tecnológico oferece frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz de parar o carro ou reduzir os danos de uma batida na iminência de uma colisão ou atropelamento.

    Honda Sensing
    O pacote Sensing está disponível até me modelos mais simples da Honda nos EUA (Divulgação/Honda)
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    O equipamento também pode adotar alerta e assistente de manutenção de faixa e até controlador de velocidade adaptativo. Como o AEB passará a ser obrigatório em muitos mercados nos próximos anos, ele tem se popularizado em segmentos populares, já sendo ofertado no Citroën C4 Cactus, Ford Ranger Limited e Volkswagen Jetta R-Line. Rumores indicam que as versões mais caras do novo Toyota Corolla também terão os equipamentos de segurança e conforto.

    Honda Civic 2020
    O ajuste lombar elétrico (comando circular) é uma das poucas novidades da versão Touring (Divulgação/Honda)

    Na gama Honda no Brasil, entretanto, os sistemas são oferecidos apenas no topo de linha Accord. É provável que a marca esteja guardando as novidades para as próximas atualizações do Civic, mas nada impede que os assistentes só estreiem no sedã em sua próxima geração, prevista para 2023.

    Adeus platô, tchau disco

    A aposentadoria do câmbio manual no Civic não é uma surpresa. A caixa já era restrita a somente uma versão, e a área da Honda em Sumaré (SP) responsável pela produção da transmissão de seis marchas fabricava o volume necessário para alimentar a linha de montagem por um mês em somente um dia.

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    O Civic era o último a disponibilizar esse tipo de câmbio. Corolla, C4 Lounge, Sentra, Lancer e Cerato perderam a embreagem ao longo das suas atualizações, enquanto as gerações atuais do Cruze e Jetta sequer ofertaram essa opção. E a possibilidade da Toyota oferecer a caixa manual na nova geração de seu médio é remota.

    Veja os preços do novo Civic 2020 e a comparação com o modelo anterior:

    Versão Civic 2019 Civic 2020
    Touring R$ 128.900 R$ 134.900
    EXL R$ 110.000 R$ 112.600
    EX R$ 103.400 R$ 107.600
    Sport R$ 99.900 (Automático) R$ 104.000
    LX Não existia R$ 97.900

     

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