Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Ford Ka 2019 tem câmbio automático e esbarra nos R$ 70.000

Reestilização no compacto inclui motor 1.5 de três cilindros e mais equipamentos para competir em andares superiores

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jul 2018, 15h44 - Publicado em 24 jul 2018, 10h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Ford Ka 2019
    Reestilização leva visual do Ka Freestyle à toda a linha (Ford/Divulgação)

    Ka que vende é Ka 1.0. Mas a Ford quer mudar essa história.

    Ou, no mínimo, equilibrar a balança. Em 2017, a montadora americana vendeu no Brasil 122.543 unidades do Ka.

    No ano anterior (2016), antecipando o bom desempenho, QUATRO RODAS incluiu o modelo em nossa frota de Longa Duração. O compacto rodou 60.000 km e encarou o desmonte.

    Novo Ford Ka 2019
    Agora com motor 1.5 de três cilindros, Ka gera até 136 cv (Ford/Divulgação)

    Destes, 92.860 eram equipados com motor 1.0. Agora, com a linha 2019, a marca vai investir para convencer o público de que o Ka pode, sim, encarar a concorrência com motor acima de 1.0.

    A estratégia já rendeu boas novidades. Para melhorar a dirigibilidade e também a segurança, a Ford aplicou reforços estruturais e aço de alta resistência – mas ainda não foi desta vez que ganhou barras de proteção lateral. Mexeu também na mecânica.

    Continua após a publicidade
    Novo Ford Ka 2019
    Ka passa a contar com motor 1.5 de três cilindros e câmbio automático (Ford/Divulgação)

    Sai de cena o antigo motor 1.5 Sigma de quatro cilindros. Entra um muito mais moderno, também 1.5, mas com três cilindros.

    A potência saltou de 110/105 cv para atuais 136/128 cv. Mas a principal novidade e também a maior arma que a Ford tem para elevação do prestígio do Ka no mercado é o câmbio automático.

    Novo Ford Ka 2019
    Transmissão manual teve melhorias e a caixa está 3 kg mais leve (pesa 30 kg) (Ford)

    Pela primeira vez, essa transmissão (6F15) é oferecida no modelo. Trata-se de uma caixa convencional de seis marchas, com conversor de torque. Eis a boa notícia: a marca desembarcou da ideia de aplicar o problemático sistema Powershift, que era baseado num conjunto com embreagem automatizada.

    Continua após a publicidade
    Ford Ka 2019 tem transmissão automática
    Pela primeira vez o Ford Ka passa a contar com transmissão automática (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    E isso não é à toa. A medida vai ao encontro do plano da Ford de elevar o prestígio do Ka junto ao consumidor. Em outras palavras, as fichas que a marca apostava nas versões de entrada do Fiesta agora vão bancar os Ka automáticos.

    Em nosso test-drive, o modelo mostrou bastante desenvoltura: acelera bem e, dentro do que se espera de um automático, não vacila nas retomadas.

    Novo Ford Ka 2019
    (Ford/Divulgação)

    Se o motorista preferir trocar as marchas (no modo sequencial) por conta própria, terá que se contentar com a tecla +/- na lateral da alavanca da transmissão.

    Continua após a publicidade

    Diante das borboletas atrás do volante ou mesmo das alavancas que se deslocam lateralmente para permitir mudanças manuais das marchas, esse sistema da Ford é pouco prático, exigindo um bom tempo de adaptação.

    Ford Ka 2019
    Trocas de marcha podem ser feitas manualmente por meio de teclas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O visual também recebeu um carinho, nada profundo. Apenas retoques nos para-choques e grade foram levemente redesenhados na tentativa de manter o frescor.

    Mas não pense que a marca vai desistir do Ka 1.0. Pelo contrário. Apesar de assumidamente concentrar seus esforços no 1.5, a versão de entrada – verdadeiro ganha-pão da Ford no Brasil atualmente – segue bem-cuidada.

    Os Ka 1.0 2019 também receberam reforços estruturais, mas seguem com o mesmo motor 1.0 três-cilindros.

    Continua após a publicidade
    Novo Ford Ka 2019
    Mais sofisticado, o Ka pretende encarar segmentos maiores (Ford/Divulgação)

    Não foi dessa vez que passou a contar com câmbio automático (nem há demanda para isso no Brasil), mas sua transmissão manual também é nova.

    A nova caixa MX65, assim como a antiga, tem cinco marchas, mas de acordo com a Ford, é cerca de 3 quilos mais leve e conta com dupla sincronização nas primeira, segunda e terceira marchas.

    No test-drive promovido pela Ford avaliamos todas as combinações de carroceria (hatch e sedã), motor (1.0 e 1.5) e câmbio possíveis (manual e automático).

    Os sedãs foram mais convincentes, com surpreendente equilíbrio no contorno de curvas de raio longo.

    Continua após a publicidade

    O novo catálogo do Ka tem um número exagerado de versões: 18, entre hatch e sedã, 1.0 e 1.5 e manual e automático. O preço também é elástico, indo dos R$ 45.490 do hatch S 1.0 manual aos R$ 70.990 do sedã Titanium 1.5 automático.

    Novo Ford Ka 2019

    A análise da tabela completa revela que a carroceria sedã custa R$ 3.500 a mais que a hatch – exceto na versão Titanium, na qual o degrau é de apenas R$ 2.000. A comparação entre os motores indica que o 1.5 é R$ 6.000 mais caro que o 1.0.

    Já no câmbio, a variação de preço é de R$ 4.500. Quanto ao conteúdo, dá para dizer que o Ka segue completinho.

    Ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros (dianteiros) elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, encosto traseiro bipartido e computador de bordo são de série desde a versão S.

    Novo Ford Ka 2019

    O problema é que itens de segurança como múltiplos airbags, controles de estabilidade e tração e repetidores laterais de pisca são exclusivos das versões top de linha, tanto no hatch, quanto no sedã.

    Atual, bem equipado desde as versões de entrada e agora com mecânica mais eficiente, o Ka une performance e baixo consumo.

    O câmbio automático, bem calibrado e de funcionamento preciso, sepulta a má reputação do problemático PowerShift. Resta saber se o público vai embarcar na onda da Ford de elevar o prestígio do Ka.

    Os preços e conteúdos do Novo Ka 2019

    S Hatch manual
    R$ 45.490 (1.0)
    Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo, rodas de aço com calota.

    SE manual (Hatch/Sedan)
    R$ 45.990 / R$ 49.490 (1.0)
    R$ 51.990 / R$ 55.490  (1.5)
    Todos os itens da versão anterior mais rádio My Connection, suporte para celular, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
    Opcional (só para 1.5): câmbio automático, R$ 4.500

    SE Plus manual (Hatch/Sedan)
    R$ 48.490 / R$ 51.990 (1.0)
    R$ 54.490 / R$ 57.990 (1.5)
    Todos os itens da versão anterior mais Sync 3 com tela de 6,5 polegadas, duas portas USB, sensor de estacionamento, vidro elétrico traseiro, faróis de neblina, rodas de aço aro 15.
    Opcional (só para 1.5): câmbio automático, R$ 4.500

    FreeStyle 1.5 manual Hatch 1.5
    R$ 63.490
    Todos os itens da versão anterior mais suspensão elevada, rack de teto, airbags laterais e de cortina, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alarme, rodas de liga leve aro 15, repetidores de pisca laterais nos retrovisores, bancos com couro e tecido.
    Opcional: câmbio automático, R$ 4.500

    Titanium 1.5 automático (Hatch/Sedan)
    R$ 68.990 / R$ 70.990
    Todos os itens da versão SE Plus mais partida sem chave, airbags laterais e de cortina, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alarme, rodas de liga leve aro 15, repetidores de pisca laterais nos retrovisores, bancos de couro.

    SEL 1.5 automático (Sedan)
    R$ 65.990
    Todos os itens da versão SE Plus mais airbags laterais e de cortina, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alarme, rodas de liga leve aro 15, repetidores de pisca laterais nos retrovisores, bancos com revestimento parcial de couro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.