Clique e assine por apenas 8,90/mês

Fiat Cronos: confira todas as versões, equipamentos e preços

Com um belo design, amplo porta-malas e as mesmas qualidades do Argo, ele chega às lojas ainda em fevereiro

Por Da Redação - Atualizado em 21 fev 2018, 21h58 - Publicado em 7 fev 2018, 10h00
Fiat Cronos
Dianteira tem mudanças no capô, grade e para-choques divulgação/Fiat

Lançado em junho do ano passado, o Argo já é um relativo sucesso: nos últimos dois meses, foi o 8º modelo mais emplacado no Brasil.

Qualidades como o desenho atraente e o acabamento herdado da Jeep são mantidas no Cronos, sua versão sedã, oficialmente apresentada hoje pela Fiat.

Fiat Cronos
Entre-eixos é o mesmo do Argo divulgação/Fiat

Muito além do porta-malas, as mudanças começam pela dianteira. O capô possui um par de vincos extras e termina um pouco mais avançado em relação à grade, que também é exclusiva, com a parte negra em forma de ondas senoidais.

O para-choque também ficou um pouco diferente, com grade mais afilada e faróis de neblina reposicionados.

Fiat Cronos
Preços estão entre R$ 1 mil e R$ 1,7 mil acima do Argo divulgação/Fiat
Fiat Cronos
Porta-malas é bem espaçoso: 525 litros divulgação/Fiat

O entre-eixos de 2,52 metros do Argo foi mantido, mas o comprimento passou para 4,36 metros, garantindo um amplo porta-malas de 525 litros. As portas traseiras foram alongadas, e o banco traseiro teve de ser redesenhado para se adequar à nova carroceria.

Continua após a publicidade

O resultado final do design da traseira ficou equilibrado e elegante, com lanternas de led bipartidas que dão um ar mais requintado. Já o espaço interno para os passageiros permanece o mesmo, o que não é mal.

Fiat Cronos
Versão Drive é a mais simples, com motor 1.3 Firefly divulgação/Fiat
Fiat Cronos
Portas traseiras foram alongadas em relação ao Argo divulgação/Fiat

O Cronos começa a chegar nas lojas no final de fevereiro. Apesar da divulgação das versões e equipamentos, os preços ainda não foram informados.

Cabine tem bom acabamento e mantém elementos da Jeep Christian Castanho/Quatro Rodas
Banco traseiro foi redesenhado para se adequar ao três volumes
Espaço no banco traseiro não mudou, mas banco teve de ser redesenhado Christian Castanho/Quatro Rodas

Os preços do Cronos partem de R$ 53.990 e chegam até os R$ 69.990, enquanto o VW Virtus custa entre R$ 59.990 e R$ 79.990

Versão Preço
Cronos 1.3 manual R$ 53.990
Cronos Drive 1.3 manual R$ 55.990
Cronos Drive 1.3 automatizado R$ 60.990
Cronos Precision 1.8 manual R$ 62.990
Cronos Precision 1.8 automático R$ 69.990

As configurações Drive são equipadas com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 mkgf (com etanol), enquanto as Precision trazem o 1.8 E.torQ com até 139 cv e 19,3 mkgf.

Comparativo Fiat Cronos x Volkswagen Virtus
Motor 1.8 aspirado do Cronos tem concepção antiga, mas rende bons 139/135 cv Christian Castanho/Quatro Rodas

Além do câmbio manual de 5 velocidades, a motorização 1.3 pode ser equipada com o câmbio automatizado GSR (uma evolução do Dualogic) por R$ 5 mil a mais, enquanto a 1.8 tem como opção um câmbio automático convencional de 6 marchas por R$ 7 mil a mais.

Continua após a publicidade

O test-drive do Cronos organizado pela Fiat em janeiro, em Córdoba, na Argentina, permitiu uma tomada de impressões mais completas apenas da versão topo de linha, Precision 1.8 automática – em breve teremos os testes feitos em nosso campo de provas, em Limeira (SP).

Assim como o Argo, o Cronos tem um acerto macio de suspensão. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores são próprios, com calibragem para se adequar à massa e dinâmica do sedã.

Painel da versão Precision tem tela central colorida
Há duas opções de tela TFT no painel, com 3,5 e 7 polegadas. Na foto, o painel da versão Precision Christian Castanho/Quatro Rodas

Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade do Argo. No limite de contorno das curvas de raio longo, a tendência é sair de frente, mas a carroceria inclina em nível aceitável, que não bota medo.

Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle. Os pneus de perfil baixo (205/45 R17, opcionais), no entanto, fazem com que parte das imperfeições do asfalto cheguem à cabine em nível pouco acima do ideal.

A Fiat afirma que, com etanol, o Cronos 1.8 AT6 faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 196 km/h. O consumo (desta vez com gasolina) seria de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

Confira abaixo as quatro versões iniciais e seus equipamentos de série:

Cronos 1.3 MT – R$: 53.990

Itens de série:

– rádio com conexão USB e bluetooth
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros


Cronos Drive 1.3 MT – R$: 55.990

Itens de série:

– central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas
– volante com comandos de áudio e telefonia
– segunda porta USB para os passageiros traseiros
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros


Cronos Drive 1.3 GSR – R$: 60.990

Itens de série: tudo do Drive 1.3 MT mais…

– câmbio automatizado GSR de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts
– sistema Start-Stop
– controle de velocidade de cruzeiro
– apoio de braço para o motorista
– vidros traseiros elétricos
– retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
– controles eletrônicos de estabilidade e tração
– hill-holder


Cronos Precision 1.8 MT – R$: 62.990

Itens de série: tudo do Drive 1.3 GSR (menos o câmbio GSR e o cruise control) mais…

Continua após a publicidade

– faróis com luz de posição de leds
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– faróis de neblina


Cronos Precision 1.8 AT6 – R$: 69.990

Itens de série: tudo do Precision 1.8 MT mais…

– câmbio automático de seis velocidades
– volante com paddle shifts
– cruise control
– volante revestido de couro
maçanetas e frisos das portas cromados

Faixa central do painel, na cor vinho. No Argo, o aplique é o mesmo, mas em tom prateado
Interior da versão Precision 1.8 AT6 com todos os opcionais: preço deve ficar acima de R$ 80 mil Christian Castanho/Quatro Rodas

Além disso, há uma série de pacotes de opcionais para todas as versões. No caso das versões Precision, isso pode incluir:

– airbags laterais
– câmera de ré
– display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
– ar-condicionado digital
– espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
– espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
– sensores de chuva e de luminosidade
– bancos de couro
– rodas de liga leve de 17 polegadas.

Fiat Cronos
Lanternas traseiras lembram as do Audi A3 divulgação/Fiat

Com todos os opcionais possíveis, além de pintura metalizada ou perolizada, o preço do Cronos Precision 1.8 AT6 deverá pular de R$ 69.990 para R$ 80.000.

Quer saber como o Fiat Cronos se sai na briga com o seu principal rival, o VW Virtus? Assinantes do site da QUATRO RODAS já podem ler o comparativo entre os dois modelos – clique aqui para acessá-lo!

Publicidade