Fiat Cronos: confira todas as versões, equipamentos e preços

Com um belo design, amplo porta-malas e as mesmas qualidades do Argo, ele chega às lojas ainda em fevereiro

Fiat Cronos Dianteira tem mudanças no capô, grade e para-choques

Dianteira tem mudanças no capô, grade e para-choques (divulgação/Fiat)

Lançado em junho do ano passado, o Argo já é um relativo sucesso: nos últimos dois meses, foi o 8º modelo mais emplacado no Brasil.

Qualidades como o desenho atraente e o acabamento herdado da Jeep são mantidas no Cronos, sua versão sedã, oficialmente apresentada hoje pela Fiat.

Fiat Cronos Entre-eixos é o mesmo do Argo

Entre-eixos é o mesmo do Argo (divulgação/Fiat)

Muito além do porta-malas, as mudanças começam pela dianteira. O capô possui um par de vincos extras e termina um pouco mais avançado em relação à grade, que também é exclusiva, com a parte negra em forma de ondas senoidais.

O para-choque também ficou um pouco diferente, com grade mais afilada e faróis de neblina reposicionados.

Fiat Cronos Preços estão entre R$ 1 mil e R$ 1,7 mil acima do Argo

Preços estão entre R$ 1 mil e R$ 1,7 mil acima do Argo (divulgação/Fiat)

Fiat Cronos Porta-malas é bem espaçoso: 525 litros

Porta-malas é bem espaçoso: 525 litros (divulgação/Fiat)

O entre-eixos de 2,52 metros do Argo foi mantido, mas o comprimento passou para 4,36 metros, garantindo um amplo porta-malas de 525 litros. As portas traseiras foram alongadas, e o banco traseiro teve de ser redesenhado para se adequar à nova carroceria.

O resultado final do design da traseira ficou equilibrado e elegante, com lanternas de led bipartidas que dão um ar mais requintado. Já o espaço interno para os passageiros permanece o mesmo, o que não é mal.

Fiat Cronos Versão Drive é a mais simples, com motor 1.3 Firefly

Versão Drive é a mais simples, com motor 1.3 Firefly (divulgação/Fiat)

Fiat Cronos Portas traseiras foram alongadas em relação ao Argo

Portas traseiras foram alongadas em relação ao Argo (divulgação/Fiat)

O Cronos começa a chegar nas lojas no final de fevereiro. Apesar da divulgação das versões e equipamentos, os preços ainda não foram informados.

Cabine tem bom acabamento e mantém elementos da Jeep

Cabine tem bom acabamento e mantém elementos da Jeep (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Banco traseiro foi redesenhado para se adequar ao três volumes Espaço no banco traseiro não mudou, mas banco teve de ser redesenhado

Espaço no banco traseiro não mudou, mas banco teve de ser redesenhado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Os preços do Cronos partem de R$ 53.990 e chegam até os R$ 69.990, enquanto o VW Virtus custa entre R$ 59.990 e R$ 79.990

Versão Preço
Cronos 1.3 manual R$ 53.990
Cronos Drive 1.3 manual R$ 55.990
Cronos Drive 1.3 automatizado R$ 60.990
Cronos Precision 1.8 manual R$ 62.990
Cronos Precision 1.8 automático R$ 69.990

As configurações Drive são equipadas com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 mkgf (com etanol), enquanto as Precision trazem o 1.8 E.torQ com até 139 cv e 19,3 mkgf.

Comparativo Fiat Cronos x Volkswagen Virtus Motor 1.8 aspirado do Cronos tem concepção antiga, mas rende bons 139/135 cv

Motor 1.8 aspirado do Cronos tem concepção antiga, mas rende bons 139/135 cv (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Além do câmbio manual de 5 velocidades, a motorização 1.3 pode ser equipada com o câmbio automatizado GSR (uma evolução do Dualogic) por R$ 5 mil a mais, enquanto a 1.8 tem como opção um câmbio automático convencional de 6 marchas por R$ 7 mil a mais.

O test-drive do Cronos organizado pela Fiat em janeiro, em Córdoba, na Argentina, permitiu uma tomada de impressões mais completas apenas da versão topo de linha, Precision 1.8 automática – em breve teremos os testes feitos em nosso campo de provas, em Limeira (SP).

Assim como o Argo, o Cronos tem um acerto macio de suspensão. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores são próprios, com calibragem para se adequar à massa e dinâmica do sedã.

Painel da versão Precision tem tela central colorida Há duas opções de tela TFT no painel, com 3,5 e 7 polegadas. Na foto, o painel da versão Precision

Há duas opções de tela TFT no painel, com 3,5 e 7 polegadas. Na foto, o painel da versão Precision (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade do Argo. No limite de contorno das curvas de raio longo, a tendência é sair de frente, mas a carroceria inclina em nível aceitável, que não bota medo.

Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle. Os pneus de perfil baixo (205/45 R17, opcionais), no entanto, fazem com que parte das imperfeições do asfalto cheguem à cabine em nível pouco acima do ideal.

A Fiat afirma que, com etanol, o Cronos 1.8 AT6 faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 196 km/h. O consumo (desta vez com gasolina) seria de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Confira abaixo as quatro versões iniciais e seus equipamentos de série:

Cronos 1.3 MT – R$: 53.990

Itens de série:

– rádio com conexão USB e bluetooth
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros


Cronos Drive 1.3 MT – R$: 55.990

Itens de série:

– central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas
– volante com comandos de áudio e telefonia
– segunda porta USB para os passageiros traseiros
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros


Cronos Drive 1.3 GSR – R$: 60.990

Itens de série: tudo do Drive 1.3 MT mais…

– câmbio automatizado GSR de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts
– sistema Start-Stop
– controle de velocidade de cruzeiro
– apoio de braço para o motorista
– vidros traseiros elétricos
– retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
– controles eletrônicos de estabilidade e tração
– hill-holder


Cronos Precision 1.8 MT – R$: 62.990

Itens de série: tudo do Drive 1.3 GSR (menos o câmbio GSR e o cruise control) mais…

– faróis com luz de posição de leds
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– faróis de neblina


Cronos Precision 1.8 AT6 – R$: 69.990

Itens de série: tudo do Precision 1.8 MT mais…

– câmbio automático de seis velocidades
– volante com paddle shifts
– cruise control
– volante revestido de couro
maçanetas e frisos das portas cromados

Faixa central do painel, na cor vinho. No Argo, o aplique é o mesmo, mas em tom prateado Interior da versão Precision 1.8 AT6 com todos os opcionais: preço deve ficar acima de R$ 80 mil

Interior da versão Precision 1.8 AT6 com todos os opcionais: preço deve ficar acima de R$ 80 mil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Além disso, há uma série de pacotes de opcionais para todas as versões. No caso das versões Precision, isso pode incluir:

– airbags laterais
– câmera de ré
– display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
– ar-condicionado digital
– espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
– espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
– sensores de chuva e de luminosidade
– bancos de couro
– rodas de liga leve de 17 polegadas.

Fiat Cronos Lanternas traseiras lembram as do Audi A3

Lanternas traseiras lembram as do Audi A3 (divulgação/Fiat)

Com todos os opcionais possíveis, além de pintura metalizada ou perolizada, o preço do Cronos Precision 1.8 AT6 deverá pular de R$ 69.990 para R$ 80.000.

Quer saber como o Fiat Cronos se sai na briga com o seu principal rival, o VW Virtus? Assinantes do site da QUATRO RODAS já podem ler o comparativo entre os dois modelos – clique aqui para acessá-lo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Lauro Agrizzi

    Parece bonito e com acabamento de qualidade.

  2. Na reportagem diz “Cronos Precision 1.8 AT6 deverá pular de R$ 72.000 para R$ 82.000” qualquer cidadão que tenha bom senso compra o Nissan Sentra pelos mesmos 82 mil, sendo que leva muito mais espaço, conforto, qualidade do motor, do câmbio, etc. Ou seja, os valores de cronos e virtus estão muito altos para esta categoria.

  3. Moises Augusto

    Depois que o Andre2110 falou do sentra, fui olhar e fiquei impressionado a diferença do sentra para estes carros e com o mesmo preço. Será que alguém vai comprar esses carros completos por 82k ? só louco