A BMW já está na fase final de desenvolvimento da nova geração do M5. De acordo com a montadora, todas as variantes do modelo já entraram na “parte prática de seu processo de desenvolvimento”. Sabemos muito pouco sobre o esportivo até o momento, mas o que se sabe é passível de deixar qualquer interessado curioso.
A BMW divulgou que o M5 voltará a ter uma versão perua Touring, assim como fez com o M3. Inclusive, a perua teve suas primeiras imagens divulgadas, ainda sob muita camuflagem. E com o projeto em fase final, é provável que o carro comece a circular cada vez mais em vias públicas e cada vez menos escondido.
Ver essa foto no Instagram
Se a notícia de uma perua pode não entusiasmar alguns, a motorização vai. Como parte do anúncio oficial, a BMW disse que o M5 terá um “sistema de mecânico parcialmente eletrificado”. Em outras palavras, o novo M5 2024 será híbrido.
O mais provável — e o mais esperado por todos — é que o M5 tenha um motor V8 acompanhado de um sistema elétrico robusto. A especulação vem de informações anteriores da montadora, que já falou que pretende usar o V8 híbrido do BMW XM em outros carros.
Se isso se confirmar, podemos esperar que o M5 receba o V8 4.4 biturbo de 469 cv e 66,3 kgfm. Junto dele, em uma versão híbrida plug-in, o modelo também teria um motor elétrico 197 cv e 45,9 kgfm , que juntos combinam 653 cv e 81,6 kgfm. No caso do XM, esse sistema elétrico é alimentado por uma bateria de 25,7 kWh.
É possível que o novo BMW M5, assim como ocorre com o XM, também ganhe uma versão mais “nervosa”. A Label Red é a variante mais esportiva do SUV da Motorsport e tem sua potência elevada para 748 cv e o torque para 102 kgfm. Independente da potência, o M5 foi confirmado com um sistema de tração integral.
A nova geração está programada para ser lançada em 2024. Mas primeiro teremos o sedan e, posteriormente, a perua. O BMW M5 Touring ainda passará por testes em Nürburgring e outros circuitos famosos e terá como principal rival o Audi RS6 Avant.