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BMW XM Label Red tem 748 cv, desempenho de supercarro e faz 58,8 km/l

Versão mais poderosa do BMW XM tem nome de whisky e design carregado de referências ao motor V8 híbrido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2023, 19h01

Talvez fosse melhor usar letras como CS ou Performance ou outra sigla que tenha a ver com a marca alemã e não algo que soe como o nome invertido de uma marca de whisky. Mas o BMW XM Label Red foi feito pensando em sheiks, esportistas, músicos ultra-milionários e qualquer outro tipo de consumidor endinheirado, assumindo-se como o BMW M de estrada mais potente da história.

E que, em vez de uma ressaca suave, será capaz de gerar performances igualmente inebriantes a partir de um rendimento máximo de 748 cv e 102 kgfm. Entre outras batalhas contra o cronómetro, pode atingir os 100 km/h em 3,8 segundos e prosseguir até aos 250 km/h ou mesmo 290 km/h, se estiver equipado com o pacote M Driver.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

Há detalhes em vermelho na moldura da proeminente grade frontal, nas rodas de 21 polegadas, no difusor traseiro, nas molduras dos vidros, nas linhas de cintura e no rebordo das letras XM. Dá para combinar com as mais de 50 cores disponíveis no configurador da marca.

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O mesmo visual esportivo pode ser encontrado no interior do carro, com um permanente contraste entre vermelho e preto. No primeiro caso, o tom aparece em aplicações cirúrgicas na parte de cima dos bancos com encostos de cabeça integrados e nas costuras. O vermelho também está no painel, nos forros das portas, console central e nas saídas de ventilação.

A faixa em fibra de carbono polido dá mais exclusividade a este modelo que será numerado de 1 a 500.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

O botão M Hybrid pode ser usado para selecionar o modo de funcionamento do sistema de propulsão, da mesma forma que o botão Setup concede acesso direto à configuração de motorização, chassis, direção, sistema de frenagem e sistema de tração nas quatro rodas.

Nas borboletas de mudança de marcha atrás do volante, também com símbolos em vermelho, o motorista pode acionar o Boost Mode, um modo de aceleração máxima.

Números exponenciais

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

Aos 585 cv e 76,5 kgfm do motor V8 biturbo juntam-se os 197 cv e os 28,5 kgfm do motor elétrico, mas a utilização de uma tecnologia de aumento de rendimento entre o rotor do motor elétrico e a transmissão permite elevar o torque até 45,8 kgfm.

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Em condições normais, isso apenas seria possível com um motor elétrico maior e mais pesado.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

O sistema de escape dispõe de duas válvulas controladas eletronicamente de forma continuamente variável para gerar um ronco digno da performance do XM Label Red. Ele é emitido pelas duas ponteiras de escape duplas, dispostas uma sobre a outra.

Além de ser determinante para melhorar as acelerações, a assistência do motor elétrico contribui para retomadas de velocidade mais imediatas e, ao aliviar a carga sobre o motor V8, também promove consumos mais baixos: a média homologada é de 58,8 km/l em ciclo WLTP.

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BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

Por outro lado, a bateria de 25,7 kWh permite uma autonomia 100% elétrica de 75 a 83 quilómetros, sendo a velocidade máxima de 140 km/h desta forma.

O carregamento da bateria pode ser feito em corrente alternada (AC) até um máximo de 7,4 kW. Serão necessárias 4h15m para uma carga completa.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

A carroceria foi alvo de uma nova afinação geral, mais firme, para estar à altura das maiores exigências desta que é a versão mais potente do XM.

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O sistema de tração envia a potência dos dois motores para as quatro rodas, com prevalência das traseiras, que se torna ainda mais dominante quando é escolhido o programa Sport.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

Se desativar o controle de estabilidade é possível engrenar o modo Sand (Areia), concebido especialmente para dirigir sobre dunas e superfícies similares, para otimizar a capacidade de tração do XM. Um autoblocante eletrônico traseiro contribui para melhorar a tração.

BMW XM Label Red
(Divulgação/BMW)

De série inclui-se suspensão com amortecimento adaptativo, barras de estabilização ativas (conjuntamente chamados Suspensão Adaptativa M Professional) e direção ativa integral. O sistema de frenagem (que dá ao motorista a possibilidade de escolha entre duas respostas distintas do pedal da esquerda) combina pinças fixas de seis pistões nas rodas dianteiras com pinça única flutuante nas traseiras.

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