PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo BMW M5 terá tração integral (mas ainda vai fazer drifts)

Além disso, câmbio automatizado de dupla embreagem será substituído por um automático convencional de oito marchas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 Maio 2017, 17h06
BMW M5 2018
Esportivo terá tração nas quatro rodas, mas com possibilidade de concentrar potência na traseira. Ainda bem! (Reprodução/Youtube)

Atenção, puristas: pela primeira vez na história o BMW M5 terá tração nas quatro rodas. Além disso, o câmbio automatizado de dupla embreagem dará lugar a um automático convencional – como a BMW já prometia. É o fim do mundo? Não…

Esta nova geração do M5 estreia o novo sistema de tração chamado “M xDrive”. Ela tem três modos de atuação: tração distribuída entre as quatro rodas, tração nas quatro rodas com prioridade ao eixo traseiro e moto que envia 100% da tração para as rodas traseiras.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=rgrOQZylZOY&w=680&h=383]

A diferença é que para fazer drift, grancho (opposite lock), borrachão e outras manobras que os amantes da tração traseira gostam será necessário selecionar o modo 2WD no seletor. Veja pelo lado positivo: nos Mercedes-AMG E63, que usa tração integral permanente, isso não pode ser feito.

Continua após a publicidade
BMW M5 2018
Sistema de tração tem diferencial ativo e câmbio ZF de oito marchas (Reprodução/Youtube)

Por outro lado, o câmbio de dupla embreagem (DCT) sai de cena em favor de um automático com conversor de torque. Como a própria BMW defende, trata-se da tecnologia que hoje é mais capaz de dirigir uma montanha de torque e potência sem que sua durabilidade seja comprometida.

A BMW recorreu ao ZF de oito marchas já utilizado nos X5 M e X6 M com a denominação M Steptronic. Fala-se em modificações que a deixou mais rápida e eficiente para o novo M5. Ela estaria mais rápida, inclusive, que o antigo câmbio DCT, permitindo também um rodar mais confortável em situações normais.

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5twxFD2bkmY&w=680&h=383]

O grande culpado pelas mudanças técnicas na sexta geração do M5 pode ser o motor: um V8 4.4 biturbo com potência ao redor dos 600 cv e 72 mkgf de torque máximo. Faz algum tempo que mesmo fabricantes que defendem a tração traseira estão encontrando problemas para controlar tanta potência nas rodas traseiras.

A eletrônica ajudou muito até agora, mas a BMW teve recuar em suas ideologias, sem deixar na mão os puristas que fazem questão de saídas de traseira controláveis. O novo M5 será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.