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BMW 3.0 CSL marca os 50 anos da Motorsport com 560 cv e câmbio manual

Esportiva comemora os 50 anos da Motorsport e é baseado ao primeiro carro de corrida da marca, lançado em 1993

Por João Vitor Ferreira
25 nov 2022, 07h00

Toda comemoração termina com um ‘grand finale’, principalmente quando se completa meio século de vida. A Motorsport, divisão esportiva da BMW, preparou alguns modelos para comemorar seu aniversário de 50 anos ao longo deste ano, mas o melhor e último ‘presente’ ficou para o fim.

A M – para os íntimos – uniu passado e presente para criar o novo BMW 3.0 CSL. É uma releitura do carro que, em 1973, foi o primeiro BMW de corrida criado pela divisão de alto desempenho, mas que também fez sucesso em sua versão para as ruas.

BMW 3.0 CSL
(Divulgação/BMW)

O carro de 2022 tem fortes características do antepassado em seu visual. A pintura é o mais marcante, tendo como base a cor branca com listras por toda a carroceria nas cores típicas da Motorsport (vermelho, azul e violeta).

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Na dianteira, os faróis têm tecnologia BMW Laser Light e o destaque vai para as assinaturas na cor amarela, uma referência aos carros de corrida. A grade dupla tem desenhos em forma de diamante e o acabamento é em alumínio acetinado. Nas extremidades do para-choque há duas aberturas circulares, que remetem às entradas de ar do 3.0 CSL original.

BMW 3.0 CSL
Número 50 na porta faz referência ao aniversário da montadora, mas também dá um ar de carro de corrida ()

Partindo para a traseira, a esportividade está nas quatro saídas de escape e no aerofólio que, assim como no modelo original, ajuda a gerar força de arrasto e melhorar a tração nas rodas de trás, como explica o fabricante.

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BMW 3.0 CSL

Uma história interessante: o aerofólio da versão de 1973 não foi permitido para a versão de rua do 3.0 CSL. A solução da BMW foi colocá-lo no porta-malas, ficando à disposição do motorista a qualquer momento.

BMW 3.0 CSL
Dessa vez, a montadora pode manter o aerofólio na no 3.0 CSL (Divulgação/BMW)

As rodas de liga leve forjadas têm acabamento na cor dourada, mais uma homenagem ao carro da década de 1970, e são de 20’’ na frente e 21’’ na traseira. Os amortecedores são eletronicamente controlados e a suspensão adaptativa têm sistema independente duplo A na dianteira e de cinco braços com design específico da Motorsport no eixo traseiro.

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Os freios são de carbono-cerâmica com curva de atuação ajustáveis e a direção é eletromecânica M Servotronic com relação variável.

Todo esse conjunto é combinado com o mais potente motor de seis cilindros em linha já utilizado pela M em um carro de rua. Assim como todo o resto, ele também é uma adaptação das pistas, sendo baseado no motor do BMW M4 GT3, que foi campeão do Campeonato Europeu de Carros de Turismo.

BMW 3.0 CSL

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Mas não é a primeira vez que o vemos em um carro da BMW. O seis cilindros biturbo de 3,0 litros é o mesmo do BMW M4 CSL, apresentado em março também como forma de comemoração dos 50 anos da M. A diferença é que no 3.0 CSL ele gera 10 cv a mais, totalizando 560 cv.

BMW 3.0 CSL

Feito à moda antiga – para alegria dos puristas – todos os 56 kgfm de torque são enviados exclusivamente para o eixo traseiro, por meio do câmbio manual de seis marchas com assistente de mudança, que usa um controle de velocidade de conexão para garantir o engate da embreagem sem deslizamento após reduzir a marcha ao frear nas curvas. Esse recurso pode ser desligado pelo motorista a qualquer momento.

BMW 3.0 CSL
(Divulgação/BMW)

Para garantir melhor dirigibilidade, o eixo traseiro está equipado com diferencial ativo M, para ajustar a compensação de torque e o travamento das rodas individualmente, e controle dinâmico de estabilidade, que adapta o bloqueio do diferencial de acordo com a situação da pista.

BMW 3.0 CSL
(Divulgação/BMW)

No interior, o 3.0 CSL dispensa os bancos traseiros para otimizar o peso e alcançar a relação de 2,9 cv por kg. Em seu lugar, foi adicionado um compartimento para guardar capacetes. Pelo mesmo motivo, foi utilizado fibra de carbono nos assentos esportivos M, chassi e carroceria. O isolamento acústico também foi reduzido para diminuir o peso total do carro.

BMW 3.0 CSL
(Divulgação/BMW)

O acabamento é em Alcantara preto nos bancos e no volante. A manopla de câmbio é descrita como um “acessório de luxo” e tem o número 50 gravado junto com o diagrama das marchas. No painel, próximo ao passageiro, está o número de série do modelo. 

BMW 3.0 CSL
Apenas 50 unidades do 3.0 CSL serão produzidas (Divulgação/BMW)

O 3.0 CLS só deve chegar às ruas em 2023 e serão apenas 50 unidades produzidas na fábrica de Dingolfing, na Alemanha. A BMW destaca que o esportivo levará mais tempo que o normal para ser fabricado – até 10 dias no total – devido ao processo “manual e artesanal” de confecção de algumas peças e de pintura. O preço ainda não foi divulgado.

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