A Audi lançou o novo A5 Sportback no Brasil. Revelado mundialmente no fim de 2016, o modelo desembarca no país com quatro versões de acabamento (Attraction, Ambiente, Ambition e Ambition Plus) e duas variações do motor 2.0 TFSI, com 190 cv e 252 cv. Todas as configurações são combinadas a uma transmissão automática de sete velocidades.
O design segue como principal atrativo do A5. As linhas elegantes do cupê de quatro portas ganharam um toque de esportividade, especialmente na dianteira – que ganhou quatro vincos no capô e uma grade hexagonal mais larga. Atrás, as lanternas ficaram mais largas.
O interior é o mesmo do A4, recheado de linhas horizontais e apliques de alumínio. Por R$ 189.990, o A5 Sportback Attraction sai de fábrica com faróis de xenônio, seletor de modos de condução, rodas de 17 polegadas, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sensores de luz e crepuscular e piloto automático com limitador de velocidade.
O painel digital Virtual Cockpit equipa o A5 a partir da versão Ambiente (R$ 213.990), que traz também itens como GPS, bancos esportivos e rodas de liga leve de 18 polegadas. Acima está a versão Ambition, a primeira delas equipada com o motor 2.0 de 252 cv. Seu único diferencial em relação à lista de equipamentos da Ambiente é a presença de tração nas quatro rodas.
A versão topo de linha é a Ambition Plus (R$ 268.990), que acrescenta faróis full led, ar-condicionado digital de três zonas, kit esportivo S-Line (formado por spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais), teto solar elétrico panorâmico, espelhos retrovisores rebatíveis e câmera de ré.
A lista de opcionais varia de acordo com a versão. Os destaques vão para as assistências eletrônicas, como o Traffic Jam Assist. O recurso de condução semiautônoma controla a velocidade do veículo e faz curvas a até 65 km/h, seguindo o ritmo do veículo à frente. Há também alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares e aviso de saída para passageiros (acende uma luz vermelha e impede o destravamento das portas ao identificar a aproximação de outro veículo).