Nova geração do Audi A8 terá motores na suspensão

Sistema eletromecânico terá um motor em cada roda para controlar a reação da suspensão em tempo real

Há um motor em cada roda só para controlar a suspensão

Há um motor em cada roda só para controlar a suspensão (Reprodução/Youtube)

Com apresentação marcada para 11 de julho, a nova geração do Audi A8 terá tecnologias inéditas. Uma delas é o sistema ativo de suspensão controlado por motores elétricos.

Outro é o sistema elétrico de 48 volts, que fará sua estreia entre os Audi – hoje é utilizada apenas no Bentley Bentayga – e permite o uso da nova suspensão por ser mais eficiente.

A Audi tinha projeto para usar sua suspensão eletromecânica para gerar eletricidade para as baterias do carro, mas ainda não é o caso. A suspensão do A8 garante apenas conforto aos ocupantes.

Suspensão eletromecânica permite que o carro se adapte ao relevo das ruas

Suspensão eletromecânica permite que o carro se adapte ao relevo das ruas (Divulgação/Audi)

A grande sacada do sistema eletromecânico é conseguir interferir com mais agilidade no comportamento de cada roda. Ao contrário do que ocorre em conjuntos de amortecedores convencionais, magnéticos ou pneumáticos, a eletromecânica não depende da força de retorno (como a força de uma mola após ser comprimida).

Há um motor elétrico por roda. Eles são ligados a uma caixa de engrenagens e a um tubo rotativo com barra de torção interna de titânio e uma alavanca que pode exercer até 1.100 Nm na suspensão por meio de sua haste de acoplamento. 

O movimento dos motores elétricos é coordenado por uma câmera capaz de ler as condições da superfície da estrada 18 vezes por segundo.

A informação passa pelo módulo ECP, responsável por cruzar todas as informações do chassi, e em milésimos de segundo os motores elétricos reagem para eliminar qualquer vibração ou solavanco.

Eixo do sistema mecânico que movimenta as rodas traseiras

Eixo do sistema mecânico que movimenta as rodas traseiras (Divulgação/Audi)

O sistema eletromecânico trabalha em conjunto com a suspensão a ar (pneumática), que ajuda a dar suavidade ao conjunto e a mudar as respostas e a altura da suspensão de acordo com o modo de condução.

Outro sistema parceiro da suspensão é o de esterçamento das rodas traseiras, já visto no Q7. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras podem acompanhar o movimento das dianteiras ou girar para o lado oposto.

É neste segundo caso que o efeito é maior: alcança diâmetro de giro menor que o do A4, de acordo com a Audi.

Por se adaptar rapidamente, a suspensão eletromecânica também trabalha em conjunto com os sistemas de segurança do A8. Caso os sensores do sistema Audi pre sense 360° detectem a possibilidade de colisão acima dos 25 km/h, um sinal é emitido e a suspensão reage levantando a carroceria em até 8 cm.

Assim, o impacto é direcionado às áreas mais fortes do carro, como as molduras laterais e a estrutura do assoalho. A redução da carga de impacto é reduzida em até 50%.

Quatro vezes mais tensão

Sem a infraestrutura elétrica de 48V seria impossível a instalação da suspensão eletromecânica ou de qualquer outro sistema que exija alta potência.

Para trabalhar com baixa tensão (como os 12V dos carros de hoje) e alta potência seria necessário usar cabos de maior calibre, que são caros, pesados e não passam por qualquer lugar em um carro.

Ao usar tensão de 48V, facilita-se o uso de sistemas que exigem mais potência sem colocar os ocupantes em risco; uma rede de 60V exigiria cuidados suplementares para evitar choques.

Outros sistemas beneficiados pela rede de 48V são os de regeneração de energia elétrica, turbocompressores elétricos e até mesmo sistemas híbridos, que sofrem menos perda de energia com transformadores.

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