A picape média que promete bagunçar o segmento no Brasil está cada vez mais próxima de ser lançada. O projeto 291 da Stellantis, provavelmente chamado de Ram 1200, já roda em testes há algumas semanas e, agora, exibe o que parece ser a sua carroceria final.
Já sabíamos há alguns meses que a picape média, com desenvolvimento entre Betim (MG) e Goiana (PE), seria construída sobre a mesma plataforma Small Wide 4×4. Monobloco, ela serve de base para modelos que vão do Renegade à Toro e Commander.
Mesmo assim, é surpreendente ver o porte da nova picape média, que não deve muito em termos de porte a concorrentes de chassi sobre a carroceria, como Toyota Hilux, Ford Ranger e outras médias do mercado.
Mini-Ram 1500
Ainda que a camuflagem zebrada esconda as linhas da caminhonete, é possível notar detalhes como a grade frontal que se assemelha a de modelos maiores da Ram. É um caminho obviamente intencional, dado que o prestígio das linhas 1500 e 2500 será aproveitado para promover a novidade.
Em termos de mecânica, haverá um afastamento da Fiat Toro, ainda que a nova Ram compartilhe o mesmo “DNA” com a picape intermediário. O modelo maior usará motor 2.0 turbo a gasolina, da linha GME. São esperados algo na casa de 260 cv e 40 kgfm, com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.
A versão a diesel deve trazer motor 2.2 turbo Multijet II, com expectativa de que vá além dos 200 cv e 45 kgfm. A transmissão também será de nove marchas com 4×4. O modelo a diesel pode atrasar um pouco, mas as primeiras versões da nova picape devem chegar às concessionárias brasileiras no meio de 2023, fabricadas em Pernambuco.