Nova mistura de etanol na gasolina pode valer só em abril
Reajuste já deveria ter entrado em vigor, mas ainda não foi sancionado pela presidente
O novo porcentual da mistura de etanol anidro na gasolina pode começar a valer somente em abril. Segundo informações da revista Veja, a decisão foi anunciada há duas semanas, com expectativa de que o reajuste de 25 para 27% acontecesse no começo desta semana. A medida, no entanto, ainda não foi oficializada pela presidente da República Dilma Rousseff.
A publicação afirma que a presidente “pode ter optado por aguardar os últimos testes de durabilidade feitos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)”, citando fontes do setor sucroenergético.
Neste caso, a mistura só passaria a vigorar em meados de março ou até após o dia 8 de abril, quando acontecerá uma nova reunião da Anfavea e representantes do setor sucroalcooleiro com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. As partes envolvidas já se encontraram no dia 2 de fevereiro, quando o governo solicitou que a mistura de 27% fosse aplicada em até 15 dias – tempo definido como ideal para que as distribuidoras realizassem a compra do novo produto.