Nova GMC Sierra 1500 tem até condução autônoma para peitar Ram
As versões Denali Ultimate e AT4X chegam trazendo mais luxo e capacidade off-road para a picape da General Motors
A GMC Sierra 1500 chega para melhorar, exatamente, naquilo que deixou a desejar na geração anterior. O acabamento interno era bem inferior ao das rivais Ford F-150 e Ram 1500, apresentando poucos materiais refinados e uma grande quantidade de plástico duro.
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Para virar o jogo, a GM decidiu acrescentar duas novas versões à família, que são “evoluções” das duas antigas topo de linha. A Denali Ultimate é a que oferece mais opções de luxo e conforto, enquanto a AT4X é a que tem mais força e capacidade off-road.
Porém toda a linha, que agora conta com oito versões (Pro WT, SLE, Elevation, SLT, AT4, Denali, AT4X, Denali Ultimate), recebeu melhorias na cabine, enquanto o visual se manteve praticamente inalterado. Entre as novidades, destacam-se a nova central multimídia de 13,4’’, que substitui a antiga de 8’’ e quadro de instrumentos digital de 12,3’’, disponíveis a partir da versão SLE. Junta-se à elas o monitor de alertas de 15’’ polegadas, totalizando mais de 40’’ de telas digitais para auxiliar o motorista.
O sistema multimídia é integrado com o Google, ou seja, ele já vem com os principais serviços de fábrica, como o Google Maps e Google Assistant. A conexão com o seu smartphone pode ser feita usando o Apple CarPlay ou o Android Auto.
Do lado de fora, os faróis mostram uma breve animação toda vez que o motorista se aproxima, se afasta ou então liga o veículo. Um pequeno detalhe que ajuda a dar mais personalidade à Sierra.
Denali Ultimate
A nova e mais cara integrante da família chegou com cabine bem refinada. O couro full grain aparece nos bancos e como acabamento para o painel de instrumentos, tampa do console e dos pilares A e B. O teto tem revestimento chamado “microcamurça premium”.
O mapa topográfico do Monte Denali é feito a laser e estampa os assentos traseiros e dianteiros, a madeira Paldao do painel e os emblemas de ventilação do para-choque externo.
Os bancos têm, ainda, 16 ajustes, além de aquecedor e massageador. Assim como a Denali Ultimate, outras versões vêm com ajuste eletrônico para os bancos, enquanto as demais são equipadas com um controlador padrão.
Na parte tecnológica, o Sierra Denali Ultimate recebe três anos de assinatura do sistema de navegação autônoma Super Cruise, adaptado para o reboque.
Além de fornecer navegação autônoma por 320.000 km de estradas dos EUA e Canadá, o sistema também reconhece se o motorista está rebocando alguma coisa. A partir daí, o Super Cruise passa a levar em consideração o arrasto adicional e o maior tempo de frenagem. O sistema é capaz de detectar e avisar o motorista quando o peso máximo que a picape suporta é ultrapassado.
Essa versão vem equipada com um motor V8 6.2 de 425 cv e 63,6 kgfm e transmissão automática de 10 velocidades. A tração é integral com caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente.
Sierra AT4X
Já na versão voltada para o off-road, as principais mudanças são encontradas na mecânica. O motor e transmissão são os mesmos da Denali Ultimate, mas os amortecedores ajustáveis, com molas que aumentam o curso máximo da suspensão dianteira em 50 mm e traseira em 25 mm, comparados à versão AT4.
Já a caixa de transferência tem modos para diferentes terrenos. Destaque para o Terrain Mode, que permite andar em trechos pedregosos utilizando apenas um pedal. O AT4X também vem com bloqueio de diferencial e-lock dianteiro e traseiro, chassi off-road, calibrações de suspensão específicas e rodas pretas de 18’ com pneus LT265 / 70R18 Goodyear Wrangler DuraTrac Mud-Terrain.
Por dentro, o AT4X repete o acabamento em couro, mas dessa vez preto, o forro de microcamursa e a madeira decorando o painel. O sistema de som Bose com 12 auto-falantes, os massageadores nos bancos dianteiros aparecem nessa versão também.
Assim como a versão luxuosa, a AT4X recebe uma grade exclusiva e vidros traseiros deslizantes e elétricos.
Outras opções de motor
Além do V8 das variantes mais caras, outro motor desse tipo também está disponível. Essa opção é menos potente, tendo 5.3 litros e gerando aproximadamente 360 cv e 53 kgfm.
A nova Sierra 1500 também terá versões com dois motores turbos distintos. O primeiro é o 2.7 turbodiesel da geração anterior, que passou por uma atualização. Seu torque agora chega em 58 kgfm, o que configura um aumento de 20%, e a potência se manteve nos 314 cv.
A última opção também foi atualizada. O I-6 turbodiesel 3.0 recebeu melhorias para aumentar sua capacidade de reboque para 5.987 kg, o que levou a uma atualização no chassi. A potência é de 280 cv e o torque chega aos 63,6 kgfm.
As versões AT4X e Denali Ultimate chegam ao mercado custando U$74.950 (R$ 422.971) e U$ 80.395 (R$ 456.473), respectivamente. Já as outras variantes tem preços entre os U$ 32.495 (R$ 183.271), da versão Pro WT, e U$ 61.295 (R$ 345.703) da Denali padrão. A nova Sierra 1500 começará a ser vendida no primeiro trimestre do ano que vem
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