A segunda geração da Volvo V60 não terá só as habituais concorrentes alemãs pela frente no mercado. Com a baixa procura no segmento e o domínio dos SUVs, a perua disputará clientes até dentro da própria marca com os XC60 e XC90.
A nova perua, inclusive, compartilha a mesma plataforma – chamada SPA – e conta com conjunto mecânico e design semelhante ao dos novos crossovers da fabricante sueca.
Na dianteira fica nítida a nova identidade visual da marca, com as luzes diurnas com o formato Martelo de Thor e o capô alongado.
Atrás, a semelhança está nas lanternas longas na vertical e horizontal. O porta-malas na perua tem capacidade para 529 litros – no XC60 são 505 l. Em relação à primeira geração da V60, são 99 litros a mais.
Os principais rivais do segmento também contam com capacidade menor: BMW Série 3 Touring (460 litros), Mercedes-Benz Classe C (480 litros) e Audi A4 Avant (505 litros).
Por dentro, o destaque é a tela horizontal de 9 polegadas sensível ao toque. Esse display concentra quase todos os controles do carro, entre eles a central multimídia e o ar-condicionado.
Segurança é um dos destaques do V60: a lista de itens inclui frenagem automática com visão noturna e assistente de direção, leitura de placas, proteção de coluna cervical e o sistema semi-autônomo.
Com os planos de eletrificar toda a sua gama a partir de 2019, a Volvo irá reservar duas versões híbridas plug-in ao V60. O T6 com 345 cv ou o T8, mais potente, gerando 395 cv, com motores a diesel ou a gasolina.
A nova geração do V60 será o principal destaque da Volvo no Salão de Genebra, Suíça. Além da perua, a marca irá levar ao evento o XC40 com um inédito motor três-cilindros nos modelos da empresa.