Nova geração do Jeep Compass estreia até junho com versão elétrica
Terceira geração do SUV médio adotará plataforma do Peugeot 3008 para oferecer todos os tipos de eletrificação

Finalmente a Stellantis confirma a data de estreia do novo Jeep Compass. A terceira geração do SUV médio será revelada durante a primavera europeia, ou seja, o nosso outono, entre 20 de março e 20 de junho. A produção na fábrica em Melfi (Itália) começará ainda este ano, porém a chegada ao Brasil não será imediata.
A fabricante não falou muito sobre o novo Compass 2026, apenas confirmou quando veremos o veículo e que será feito com a plataforma STLA Medium, desmentindo os rumores de que a Stellantis teria mudado de ideia e que manteria a arquitetura Small Wide 4×4 do modelo atual.

A plataforma STLA Medium é derivada da EMP2 da PSA Peugeot Citroën e será aproveitada por todas as marcas da Stellantis. [É a mesma base da nova geração do Peugeot 3008. Além da modularidade já esperada das bases atuais, sua última atualização permite todos os tipos de eletrificação e foi pensada para auxiliar os carros elétricos a ter mais autonomia.
Com sua arquitetura elétrica de 400 volts conseguirá entregar mais eficiência energética, com a empresa projetando mais de 700 km de autonomia em alguns veículos. O tempo de recarga também será menor, precisando de 27 minutos para ir de 20% a 80% de carga.
Isto será importante, pois o novo Jeep Compass terá uma versão totalmente elétrica, mirando no mercado europeu. Também receberá uma versão híbrida plena (HEV) e continuará a ter a variante híbrida plug-in (PHEV). Em países com normas de emissões mais brandas, ainda contará com configurações sem eletrificação ou com sistema híbrido leve (MHEV), o que deverá ser o caso do Brasil.

Com o comunicado, a Jeep divulgou mais alguns teasers, mostrando os faróis e lanternas. A parte dianteira terá faróis retangulares full-led e com projetores. O curioso é a grade, com a tradicional divisão em sete partes e cada uma tem uma linha em led na parte superior, criando uma linha pontilhada interligando os faróis. A outra imagem é da lanterna em preto e branco. Terá duas linhas em led que seguirão até a lateral e a luz de ré ficará no meio.
Ainda é cedo para falar de motores. O modelo atual vendido na Europa conta com o 1.3 turbo, tanto sozinho quanto com um sistema híbrido plug-in, e o 1.5 turbo com a tecnologia híbrida leve. Nos Estados Unidos, o SUV tem um 2.0 turbo. Para reduzir os custos, pode manter o 1.5 turbo para a versão PHEV e usar o 1.2 híbrido leve compartilhado com o 3008.
No caso do Brasil, a aposta mais segura é manter o 1.3 turbo e combiná-lo aos sistemas híbridos Bio-Hybrid desenvolvidos em Betim (MG). Recentemente, o SUV médio perdeu a motorização 2.0 turbodiesel, o que não deve mudar na próxima geração. Mas o 2.0 Hurricane de 272 cv tem chances de permanecer por conta da boa aceitação do mercado.
A estreia nacional levará mais um tempo. Apesar de estar dentro do investimento de R$ 30 bilhões até 2030, a adoção de uma nova plataforma levará um tempo, para ajustar os processos produtivos em Goiana (PE). Uma apresentação em 2026 seria bem otimista.