A nova Ford F-150 chegará ao Brasil ainda neste ano. A confirmação oficial veio na semana passada, durante um evento com a imprensa do continente sul-americano em Buenos Aires. A informação foi direta, e como se lê: nada mais foi oficializado, além do visual renovado que estreou em 2023 nos Estados Unidos. Entretanto, ao se juntar os pontos, fica claro que, provavelmente, ela também será híbrida.
A nova F-150 foi revelada em setembro, no salão de Detroit. Na ocasião, o então presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, disse que a ideia é que o Brasil sempre siga os EUA, ainda que com alguns meses de atraso, oferecendo a picape grande em versões mais caras e o mais atualizadas possível.
Naturalmente, a versão híbrida convencional (HEV) entrou no radar, pois ela vem se tornando o foco da montadora com as vendas da F-150 Lightning, elétrica, perdendo fôlego. “A F-150 veio para ficar (…) Hoje a gente oferece duas versões no Brasil e, conforme ela vai se atualizando, a gente vai adaptando o mercado local também”, disse Justo.
No evento onde a nova caminhonete foi confirmada nas concessionárias brasileiras, perguntamos sobre a F-150 HEV. A diretora de Comunicação e Relações Públicas do continente, Pamela Paiffer, respondeu lembrando apenas que a Ford agora aposta na “liberdade de escolha”: sem tomar lado, ela quer oferecer todos os tipos de propulsão possíveis.
Híbrida abstêmia
A F-150 híbrida já é vendida na Argentina, mas o etanol faz com que a vizinhança pouco valha nesse caso.
“Muitas vezes vocês veem um produto chegar primeiro a outros mercados por conta do nosso cuidado”, disse Justo em 2023. O executivo lembrou que o álcool na nossa gasolina requer alterações exclusivas do Brasil; como isso também envolve durabilidade, os testes mais longos acabam inevitáveis.
O que muda?
A Ford F-150 2025 passou por alterações visuais, ainda que mais discretas. Se antes a entrada de ar das versões mais caras (como a Platinum vendida no mercado brasileiro) predominava cortada por uma régua cromada, o estilo se inverteu. As barras cromadas ganharam espaço, com um elemento central maior acompanhado de filetes acima e abaixo.
Os faróis também estão diferentes, e as DRLs em forma de letra C dão lugar a duas tiras de leds levemente separadas. As setas estão na lateral do conjunto óptico e o para-choque está levemente alterado. Na traseira, a mudança fica mais destacada pela nova assinatura das lanternas, cujas luzes vermelhas ocupam quase toda a peça e possuem destaques luminosos que invadem a lateral da carroceria.
Daniel Justo garantiu “sem dúvidas” que há espaço para a F-150 híbrida no Brasil. Então parece questão de tempo para vermos o motor V6 3.5 turbo que, junto ao elétrico, rende 436 cv e 78,8 kgfm. Em nome da liberdade de escolha, porém, o motor V8 5.0 (mesmo do Mustang mas ajustado para 405 cv e 56,7 kgfm) deve continuar disponível.
Já os preços devem seguir girando em torno de R$ 500.000.