A Ford F-150 sempre foi um sonho antigo dos fãs da picape no Brasil e a fabricante o realizou em parte no ano passado, quando iniciou as vendas da caminhonete. A outra parte pode virar realidade em breve. A empresa divulgou um curto vídeo no Instagram que apresenta a F-150 reestilizada na versão Lariat e, logo ao lado, a variante esportiva Raptor.
Esta reestilização da Ford F-150 havia sido confirmada oficialmente pela marca para este ano, consequência da mudança de design nos Estados Unidos, onde é produzida. No entanto, a fabricante ainda não havia falado nada sobre possíveis novas versões, então havia a expectativa de que seguisse sendo oferecida nas variantes Lariat e Platinum.
O curto vídeo publicado na conta da Ford no Instagram mostra a linha de picapes da empresa, com imagens da Ranger, Ranger Raptor e Maverick. A nova F-150 aparece em alguns momentos e é possível notar tanto a versão Raptor quanto a variante Lariat. Esta última estava em exibição no Festival Interlagos, realizado na última semana em São Paulo.
Enquanto a versão Lariat já é oferecida no Brasil por R$ 479.990, a Raptor deve chegar para substituir a Platinum como o topo da linha da picape, que hoje custa R$ 519.990. A lista de equipamentos deverá ser semelhante, com itens como ar-condicionado de duas zonas, oito airbags, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 12”, central multimídia de 12” com espelhamento sem fio, alerta de permanência em faixa e mais.
A graça, é claro, está em toda a preparação feita para a F-150 Raptor. Se vier na versão normal, terá o motor V6 EcoBoost de 456 cv e 70,51 kgfm, o que já faz que seja um monstro. Seria muito bom ver a Ford optar pela Raptor R, que adota o motor 5.2 V8 com supercharger do Mustang Shelby GT500, entregando 730 cv e 88,5 kgfm. Seja qual for o motor, a transmissão é a automática de 10 marchas.
A preparação vai bem além do motor. A reestilização trouxe um para-choque dianteiro redesenhado para melhorar o desempenho off-road, expondo ainda mais os enormes pneus de 37 polegadas. Adota amortecedores Fox Dual Live Valve, com controlde compressão sensível à posição e de recuperação continuamente variáveis. O sistema usa um algoritmo desenvolvido pela Ford Performance para controlar a carroceria, fazendo centenas de ajustes por segundo.
No caso da versão Lariat, a expectativa é que, neste momento, mantenha o motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm. Na apresentação feita durante o Salão de Detroit (EUA) em 2023, QUATRO RODAS conversou com alguns executivos que revelaram a intenção de oferecer também a versão com o 3.5 V6 híbrido, que rende 436 cv e 78,8 kgfm.
A chegada da F-150 Raptor ainda ajudará a Ford a divulgar a divisão Ford Performance, que está desembarcando ao Brasil com a promessa de oferecer kits de preparação e customização para a linha disponível no país.