Nissan Versa sob investigação: airbags podem se abrir ao fechar as portas
Órgão de segurança NHTSA investiga 155.000 unidades do sedã, vendidos nos Estados Unidos
O órgão norte-americano de segurança NHTSA iniciou uma investigação preliminar de aproximadamente 155.000 unidades do Nissan Versa. Todos os carros foram comercializados nos Estados Unidos. Os trabalhos da agência foram iniciados após proprietários relatarem queixas sobre o airbag do modelo, que estariam sendo disparados inadvertidamente.
LEIA MAIS:
>> Correio Técnico: airbags funcionam com o carro desligado?
>> Comparativos: Nissan Versa x Hyundai HB20S x Toyota Etios
>> Guia de usados: Nissan Versa
De acordo com as informações do site Automotive News, proprietários relataram que, ao fechar uma das portas (dianteiras) do sedã com um pouco mais de força, os airbags laterais e de cortina tanto do motorista quanto do passageiro foram deflagrados — apesar de o carro não ter se envolvido em um acidente. No entanto, não houve relatos sobre feridos nesses incidentes.
Segundo o site da NHTSA, a investigação tem como base 155.000 unidades do Versa fabricado em 2012. O órgão de segurança abriu a investigação para avaliar o alcance, a frequência e as possíveis consequências desses airbags que se abrem quando a porta dianteira é fechada com mais força. Até o momento, não se sabe o nome da empresa que fornece os componentes de airbags das unidades envolvidas.
A Nissan ainda não divulgou um comunicado oficial em relação à essa investigação do Versa, mas respondeu “que está comprometida com a proteção e segurança de nossos clientes e seus passageiros”. A NHTSA enviou uma pergunta a Nissan em relação ao Versa 2012. Em resposta, a montadora afirmou que está estudando a questão e, como sempre, trabalhando em cooperação com os órgãos reguladores para respondê-las.