A Nissan pode ultrapassar a Honda nos Estados Unidos em volume de vendas nos próximos anos. A participação da Nissan vem subindo nos últimos meses, praticamente ao mesmo tempo em que a Honda perde participação no mercado norte-americano.
Números indicam que a Nissan subiu de 7,4% em 2009 para 8,6% de participação de janeiro a julho deste ano. Neste mesmo período, a Honda amargou uma queda de 11% há cinco anos para 9,1% nos sete primeiros meses de 2014. Vale lembrar que a Honda ocupa o segundo lugar na disputa entre japonesas desde 1987. A liderança ainda é da Toyota, que detém aproximadamente 15% do mercado.
“Tenho certeza de que vamos ultrapassar a Honda. Talvez leve algum tempo, mas isso vai acontecer”, declarou José Muñoz, vice-presidente executivo da Nissan North America, à agência de notícias Reuters. Segundo ele, a meta da Nissan é conquistar uma participação de 10% do mercado americano até 2016.
Atualmente, Altima, Sentra e Rogue são os modelos mais vendidos da Nissan nos Estados Unidos, respondendo por 52% das vendas da empresa. A variedade de modelos oferecidos seria justamente um dos grandes trunfos da Nissan, que hoje oferece 27 modelos contra apenas 16 da Honda.