Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Veja o que a Índia achou do Nissan Magnite, que irá substituir o March

Projeto nacional deverá ser ligeiramente diferente, com plataforma dos novos Sandero e Logan, para se distanciar do Renault Kwid

Por Igor Macario
Atualizado em 14 Maio 2021, 19h16 - Publicado em 24 nov 2020, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nissan Magnite_Social_EXT_0001-source
    Magnite tem faróis de led de série (Divulgação/Nissan)

    A Nissan tirou o March de linha no Brasil recentemente, mas isso não significa que a marca ficará fora do segmento de compactos de entrada por aqui. Não será agora que teremos o March europeu no país, e a Nissan deverá mudar a abordagem ao segmento com um inédito SUV compacto. E o Nissan Magnite é cotado para ser a inspiração desse novo carro.

    A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    O que deve mudar, basicamente, é a plataforma. O modelo que está sendo lançado agora na Índia é feito sobre a plataforma CMF-A, a mesma do Renault Kwid, com quem guarda diversas semelhanças. O brasileiro usará a CMF-B, mesma plataforma da nova geração do Renault Sandero.

     

    nissan_magnite_8
    (Divulgação/Nissan)

    Mas o Magnite vendido na Índia também tem suas particularidades, a começar pelo tamanho. Ele não será tão compacto como o Kwid, e mede quase 4 m de comprimento, 16 cm mais curto que um Chevrolet Onix.

    Continua após a publicidade

    E, ao menos na configuração indiana, o modelo promete ter qualidades para enfrentar a concorrência pesada de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 por aqui. O visual chama atenção sem ser exagerado, e chegou a ser descrito pelos colegas do jornal Hindustan Times como “o Nissan mais bonito à venda e um dos melhores do segmento”, apesar do assunto ser pra lá de subjetivo.

    Nissan_Magnite_dash_for release-source
    Painel de instrumentos é virtual, mas acabamento é pobre (Divulgação/Nissan)

    Só que o Magnite brasileiro será talhado especificamente para o nosso mercado, tanto que vai até usar outra plataforma. Por isso, será maior e mais incorpado do que o indiano, e deixará os laços com o Kwid mais distantes.

    Na frente, há luzes de LED nos faróis e em dois “bumerangues” que formam as luzes diurnas. As rodas de 16 polegadas também têm desenho moderno e combinam com o conjunto. Atrás, o nome do carro vem estampado na tampa do bagageiro, tendência global de posicionamento dos emblemas. O porta-malas, aliás, leva 335 litros no Magnite indiano.

    Continua após a publicidade

    A cabine é bem equipada, com as versões mais caras exibindo partida por botão e uma vistosa central multimídia. Embora seja novidade no mercado indiano, ela é a mesma usada no novo Renautl Duster. Destaque no Magnite é o painel virtual, que tomara que seja mantido no modelo brasileiro. O porém é que o painel pode parecer colorido e “animado” demais para algo permanentemente no campo de visão do motorista.

    MAGNITE
    (Divulgaçãi/Nissan)

    E mesmo sendo pequeno, os passageiros viajam elevados em relação ao chão, que de fato dá ao modelo ares de SUV. A imprensa indiana vem elogiando também as soluções internas, bem como os enormes porta-objetos. A cabine é bem pensada, e muito simples de usar, com comandos fáceis e claros.

    Continua após a publicidade

    O maior problema apontado, no entanto, foi o acabamento. O Magnite indiano abusa dos plásticos rígidos e não há revestimento em tecido ou minimamente acolchoado em nenhuma parte das portas ou painel. Para os indianos, o Magnite fica atrás da concorrência nesse quesito.

    Ao menos, as versões mais caras compensam com uma longa lista de equipamentos. Há partida por botão, painel virtual, ar-condicionado automático e sistema de câmeras 360°, o mesmo usado pela Renault no Duster. Há até um retrovisor câmera, inédito no segmento, que melhora a visão traseira.

    nissan_magnite_4
    (Divulgação/Nissan)

    Por aqui, não seria surpresa se a Nissan mantiver o bom nível de equipamentos, e que melhore o acabamento do modelo, melhorando, inclusive, em relação ao antigo March.

    Continua após a publicidade

    Na Índia, o Magnite tem duas opções de motor, um 1.0 de aspiração natural, o mesmo do Kwid com 71 cv, e um turbinado com 100 cv. O mais forte pode ter câmbio CVT, também fonte de elogios da imprensa local.

    Por aqui, o Magnite deverá ser maior e mais pesado, o que mudará seu comportamento dinâmico. Por ser um carro previsto para daqui a pelo menos três anos, seu motor será o 1.0 turbo flex com cerca de 110 cv que é aventado para as novas gerações de Sandero e Logan.

    Em movimento, o Magnite turbo CVT mostrou agilidade no truncado trânsito indiano. A direção é precisa e rápida, e o 1.0 quase não se faz notar em velocidade de cruzeiro. Mas é o câmbio que chama atenção pelo ótimo casamento com o motor e pela suavidade no funcionamento.

    MAGNITE
    (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    Já o modelo com câmbio manual não surpreende, nem positiva nem negativamente. Ultrapassagens pedem algumas reduções de marcha e o câmbio têm engates precisos, embora não sejam referência no segmento.

    No geral, o conjunto parece agradar os indianos. Por lá, o modelo terá preços entre R$ 40.000 e R$ 70.000, um espectro amplo que compreende desde versões bem básicas até as unidades mais completas, como a testada pela imprensa local neste primeiro momento.

    Por aqui, o Magnite será maior e tem chance de se destacar entre os hatches compactos principalmente pelo jeitão de SUV, caso a Nissan mantenha os bancos elevados do modelo indiano. A ver.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.