Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mundo paralelo da mobilidade tem bicicleta a hidrogênio e patins elétricos

Os automóveis terão pouco espaço nas cidades do futuro. Bicicletas, patins e outros dispositivos vão substituí-los. Além dos bons e velhos ônibus e trens

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 nov 2023, 10h23 - Publicado em 6 nov 2023, 12h00

A mobilidade do futuro não depende apenas das fontes de energia. Há outro desafio tão ou mais difícil de ser superado que é a falta de espaço para a circulação de pessoas e mercadorias nos centros urbanos.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2030, o planeta Terra terá 8,5 bilhões de habitantes, 60% deles, 4,9 bilhões, vivendo nas grandes cidades. E, em 2050, seremos 9,7 bilhões, com 70% de população urbana, ou seja, 6,8 bilhões.

Nesses cenários, será impossível que cada pessoa use seu próprio carro no dia a dia. Atualmente, há lugares onde a taxa de automóveis per capita beira 1 veículo/habitante. Cruzando dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as principais capitais brasileiras têm, em média, 0,5 veículo/habitante – o que já é muito, como se vê em ruas e avenidas em horários de pico. Mas, em Los Angeles, na Califórnia, a relação é de 1,7 carro/habitante.

Nas cidades do futuro, a mobilidade passa por transporte coletivo e dispositivos individuais como bicicletas e patinetes, principalmente porque nos centros urbanos as pessoas costumam se deslocar sozinhas e em viagens curtas, de acordo com diversas pesquisas. Aqui reunimos 11 propostas de veículos para trabalho e lazer que se enquadram nessa solução.

Pedilio
(Divulgação/Quatro Rodas)

PEDILIO

Este pedelec (pedal electric cycle) emprega tubos de alumínio e fibra de carbono em sua construção, conta com motor elétrico (500 kW), baterias de lítio (48 V/13 Ah) e painel solar (100 W). Tem freios hidráulicos, marcha a ré e rodas aro 20. Seu motor serve para amplificar a força humana, podendo alcançar 35 km/h. Produzido na Alemanha, custa US$ 10.000.

Continua após a publicidade
Linde h2 bike
(Divulgação/Quatro Rodas)

Linde h2 bike

Bicicletas elétricas já são muito comuns nas ruas da Europa. Mas esta inova ao substituir a bateria por uma célula de hidrogênio. Seu reservatório, de 34 gramas de H2, pode ser abastecido em casa (com um gerador feito para isso), em seis minutos, e rende uma autonomia de 100 km, segundo a empresa Linde, que desenvolveu o projeto, ainda em fase experimental.

EVOLVE GTR SERIEs 2
EVOLVE GTR SERIEs 2 (Divulgação/Quatro Rodas)

A Evolve fabrica diferentes linhas de skates elétricos. Aqui, mostramos um dos mais sofisticados, que possui versões on e off-road (4×4), e pranchas que podem ser de fibra de carbono ou bambu e fibra de vidro. A versão standart traz um par de motores (nas rodas traseiras) de 1.500 W e baterias de 504 Wh/14 Ah. Custa US$ 2.900 e tem um ano de garantia.

CITYQ
(Divulgação/Quatro Rodas)

CITYQ

Produzido na Noruega, este quadricíclo elétrico para transporte de mercadorias tem versões com uma ou duas baterias de 250 W cada e caçambas com capacidade volumétrica distinta: 800 cm3, 1 m3 e 1,5 m3. Conta com um alternador, que converte os movimentos do pedal em energia elétrica para alimentar as baterias. Preço: a partir de US$ 7.525.

Continua após a publicidade
INMOTION V13
(Divulgação/Quatro Rodas)

INMOTION  V13

Já existem muitos monociclos rodando, inclusive em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Este é um dos mais avançados. Tem motor de 4.500 W e baterias de 3.024 Wh, o que rende velocidade máxima de 90 km/h e autonomia de 140 km. Sua suspensão é a ar e o painel tem tela touch. Custa US$ 4.000. 

SEGWAY LOOMO PERSONAL ROBOT
(Divulgação/Quatro Rodas)
SEGWAY LOOMO PERSONAL ROBOT
(Divulgação/Quatro Rodas)

SEGWAY LOOMO PERSONAL ROBOT

Além de transporte, tem habilidades autônomas, como ir de um ponto a outro, seguir o dono e se orientar nos deslocamentos. Reconhece comandos de voz e gestos. Tem processador de 2.56 GHz e 4 GB de memória e um conjunto de câmeras, microfones e sensores (ultrassom e infra-vermelho). Vendido por US$ 1.700. 

ONEWHEEL GT
(Divulgação/Quatro Rodas)

ONEWHEEL GT

Continua após a publicidade

Este skate com apenas uma roda central pode chegar a 32 km/h. Mede 75 cm de comprimento, 24 cm de largura e 29 cm de altura, e pesa 16 kg. A roda é de 6” e há dois tipos de pneus infláveis (asfalto e off-road). Na prancha antiderrapante, pontos de led indicam a carga da bateria. A autonomia é de 50 km. Sai por US$ 2.200.

ZUUM SHOES
(Divulgação/Quatro Rodas)

ZUUM SHOES

Tipo de skate dividido ao meio, é controlado com o movimento dos pés (para a frente, acelera; para trás, freia). Transporta pessoas com até 140 kg de peso. É à prova d’água e de fogo. As baterias duram cerca de 1h30 e levam duas horas para ser carregadas em tomadas domésticas. Atinge 13 km/h. E custa US$ 300.

HONDA MOTOCOMPACTO
(Divulgação/Quatro Rodas)
HONDA MOTOCOMPACTO
(Divulgação/Quatro Rodas)

HONDA MOTOCOMPACTO

Lançada este mês nos EUA, esta minimoto mede 74 cm de comprimento, 53,5 cm de altura e 9,4 cm de largura e é dobrável, podendo ser transportada em uma mala. Seu motor entre-eixos gera 49 W e é alimentado por bateria de 6,8 Ah, que leva 3,5 horas para ser carregada e garante 19 km de autonomia, segundo a Honda. Custa US$ 1.000.

Continua após a publicidade
SCOTSMAN E-SCOOTER
(Divulgação/Quatro Rodas)

SCOTSMAN E-SCOOTER

Construído por impressão 3D, com polímero de carbono e termoplástico, este patinete pode ser customizado nas medidas (de acordo com a estatura do usuário), motorização, bateria e acessórios (farol, lanterna e luzes de direção de led, GPS, Bluetooth, Wi-Fi e câmera para registrar as viagens). Preço básico: US$ 2.999.

AIRTRICK de 4 RODAS
(Divulgação/Quatro Rodas)

AIRTRICK de 4 RODAS

Parece patins tradicionais, com freios de borracha e tiras de fixação. Mas tem motores acoplados às rodas e baterias nos solados. A aceleração é ajustada por um controle remoto, que fica na mão do usuário, o qual tem um visor onde é possível ver o estado da bateria. A velocidade máxima é de 17 km/h. Custa US$ 900.

Futuro próximo

LA
Crescimento da frota vai deixar as ruas insustentáveis (Divulgação/Quatro Rodas)

Além do crescimento vegetativo, o aumento da população urbana se deve a migrações das pessoas para as cidades, atrás de melhores condições de vida e trabalho, uma vez que a mecanização e automatização no campo reduz as oportunidades. Fenômeno esse verificado, no Brasil, nos censos agropecuários, feitos pelo IBGE, em diferentes períodos.

Continua após a publicidade

A ONU trata dessa questão em sua Agenda de Desenvol-vimento Sustentável para 2030, onde recomenda aos países trabalharem em duas frentes: promoção de melhorias no campo, para desestimular a migração; e na cidade, para garantir boas condições de vida.

No campo, a ONU preconiza a criação de infraestrutura, centros de comércio e oportunidades de trabalho. Na cidade, propõe atenção a saneamento básico, segurança, malha viária, coleta de lixo, áreas públicas, áreas verdes e poluição.

O problema da concentração urbana é maior nos países ricos. As estimativas mencionadas na abertura desta reportagem consideram toda a população mundial, mas analisando por grupo de países, em 2030, os moradores de cidades serão 84%, nos países ricos; 59%, nos médios; e 38%, nos pobres. Apesar do índice menor, os mais pobres enfrentam maiores dificuldades para implementar soluções.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.