É difícil encontrar um segmento automotivo que não mudará drasticamente com a eletrificação. No caso dos veículos recreativos — que englobam trailers e motorhomes — essa mudança deve vir para o bem, como mostra a nova criação da Winnebago.
A fabricante norte-americana, especialista em veículos do tipo, apresentou o protótipo do eRV2, um motorhome elétrico que utiliza a sustentabilidade para acrescentar (ao invés de diminuir) o conforto dos ocupantes.
O eRV2 é construído com base no Ford e-Transit, furgão elétrico que chegará ao Brasil neste ano. A configuração utilizada tem motor e tração traseiros, com 270 cv e 43,8 kgfm de torque que, instantâneo, promete condução obediente e prática.
Um problema, entretanto, é o alcance de meros 172 km com a bateria de 67 kWh cheia. A própria Winnebago admite que isso é uma falha sensível, mas explica que a função do protótipo é justamente encontrar soluções para questões práticas. A marca disse já estar buscando saídas que estendam o alcance de uma futura versão comercial.
Alguns auxílios já existem, como as placas solares embutidas no furgão, que ajudam principalmente no fornecimento de energia elétrica para os “hóspedes”. A Winnebago ainda se juntou à Lithionics Battery para dar uma de BYD e criar baterias laminares que, neste caso, têm 15 kWh e alimentam somente o uso pessoal de eletricidade.
Isso garante até sete dias de acampamento ao ar livre. À disposição, há novo sistema de ar-condicionado (30% mais eficiente do que antecessores), fogão por indução e banheiro completo. Também há Wi-Fi integrado e novos reservatórios de água suja e potável.
Nessa eventual semana off, os ocupantes terão à disposição um interior completamente novo, baseado na curiosa “filosofia Japandi”, que une conceitos japoneses e escandinavos.
Na prática, além do interior discreto e bem acabado, há uso de materiais renováveis nos tapetes, cortinas e estofamento. Partes do mobiliário são feitas de acrílico biodegradável e até as luzes noturnas são ajustadas para não interferirem na fauna e flora ao redor do camping.
Segundo a Car and Driver, a Winnebago segue desenvolvendo seu motorhome elétrico junto a clientes. O processo, entretanto, é longo e não há prazo de lançamento comercial ainda.