A história do Miura não se resume ao fato de ter sido uma das mais importantes fabricantes de fora de série nacionais e de ter produzido modelos sofisticados e que marcaram uma geração – e deixou fãs dos cupês no país inteiro.
Hoje, 23, um dos criadores do Miura, Itelmar Gobbi, faleceu em Porto Alegre aos 83 anos. Gobbi fundou a empresa ao lado do amigo Aldo Besson, que faleceu em 2011.
A parceria nasceu em 1966 com a gaúcha Aldo Auto Capas, fabricante de acessórios automotivos. Eles logo vislumbraram a possibilidade de criar seu próprio carro, um cupê esportivo.
O designer Gobbi foi um empresário incansável. Esteve a frente do projeto de todos os 11 modelos Miura, cuja fábrica esteve operacional em Porto Alegre, de 1977 a 1992. Ao todo foram vendidas 9.500 unidades do Miura.
A criação dos ainda jovens empresários foi inspirado em modelos como o Lamborghini Countach e Mazda RX5. O carro foi fabricado em fibra de vidro e montado sobre o chassi Volkswagen, com motor 1600 cilindradas, refrigerado a ar.
Os faróis escamoteáveis e o acabamento refinado garantiram destaque ao Miura, que também se tornou um sucesso graças a tecnologias pioneiras como o volante com regulagem elétrica de altura. O modelo realmente era a vanguarda da indústria automotiva nacional.
Nos anos 80 o Miura, por meio das versões Spider, Saga, 787, X8, Top Sport e X-11 atingiu seu máximo em requinte: computador de bordo com sintetizador de voz que avisava para soltar o freio de estacionamento, necessidade de abastecer, engatar o cinto de segurança ou retirar a chave da ignição.
Gobbi comandava o setor de design e produção da fábrica do Miura e realmente dedicou a sua vida para realizar o sonho de produzir um esportivo 100% brasileiro, e o manteve no mercado enquanto teve condições, por exatos 15 anos.
Eu, como jornalista, tive o prazer de entrevistar Gobbi pessoalmente no ano passado. E uma passagem da entrevista me marcou de forma significativa. Ele contou, já com a voz embargada de emoção, que trabalhava 22 horas por dia para conseguir produzir aquele modelo artesanal e que quem criou seus filhos foi sua esposa. Quando percebeu as crianças já haviam se tornado jovens que já iam o ajudar na fábrica. Sem dúvidas uma vida dedicada ao mercado automotivo nacional.
“O Gobbi revolucionou a indústria automobilística nacional, trouxe muitas inovações para o mercado de automóveis, tecnologia de ponta para a época, design ousado, com muito luxo, cores exclusivas, um homem que fez história. Perdemos um herói”, relata Alexandre Arruda, o curador da maior coleção de Miura do país, amigo da família Gobbi e sócio de um dos principais clubes dedicados a história do modelo, o Miura Clube RJ.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.