Mitsubishi revive Grandis como carro baseado em SUV da Renault
Utilitário será uma opção abaixo do Eclipse Cross para o mercado europeu com versão híbrida

A Mitsubishi tem usado a sua participação na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para renovar quase toda a sua linha, aproveitando os carros da Renault para ter modelos parecidos. Depois do ASX baseado no Renault Captur, agora a empresa revive o nome Grandis, feito com base no Symbioz.
Da mesma forma como o próprio Eclipse Cross trouxe de volta um nome do passado da Mitsubishi, o Grandis retoma um batismo bem conhecido da marca, que antes era uma minivan de sete lugares vendida entre 2003 e 2011.

A receita será a mesma dos outros carros baseados na Renault, aproveitando o Symbioz e mexendo em alguns detalhes visuais para deixá-lo mais parecido com os outros carros da Mitsubishi.
Neste caso, a alteração foi feita na parte dianteira, mexendo na grade para que tivesse uma entrada de ar maior e com um formato trapezoidal. Ajuda a dar um outro aspecto para o SUV, mesmo que mantenha muitos outros detahes como os faróis, a iluminação diurna em led na vertical e a entrada de ar superior onde está o logotipo da empresa.
Será construído com a mesma plataforma CMF-B do Renault. Com 4,41 metros de comprimento, é 13 cm menor do que o Eclipse Cross, enquanto o entre-eixos é de 2,64 m, 3,2 cm menor do que o Eclipse.
Chegará com duas opções de motorização. A versão de entrada usará um 1.3 turbo a gasolina combinado a um sistema híbrido leve. Entregará um total de 140 cv e poderá utilizar tanto uma transmissão manual de seis marchas quanto uma automatizada de dupla embreagem com 7 posições.

Quem quiser economizar mais combustível poderá optar peo Grandis com um sistema híbrido pleno (HEV), combinando um 1.8 aspirado com um motor elétrico, gerando uma potência combinada de 170 cv.
A Mitsubishi tem usado a Renault para não apenas reduzir os custos de desenvolvimento e produção, como também para conseguir cumprir as normas de segurança automotiva na Europa e em outros mercados como Austrália.
A marca japonesa ainda prepara mais um carro baseado na Renault. Trata-se da nova geração do Eclipse Cross, desta vez baseada no novo Renault Scenic e que será apresentada em algum momento do 2º semestre deste ano.