Mercedes-AMG GT XX tem mais de 1.300 cv e visual de carro de pista
Protótipo tem três motores elétricos, nova plataforma feita para alto desempenho e recupera metade da sua autonomia em cinco minutos

A Mercedes-AMG revelou o GT XX Concept como prévia da nova geração do AMG GT de quatro portas, que será elétrico. O protótipo combina visual extremo com um conjunto mecânico inédito, formado por três motores elétricos que somam mais de 1.341cv.
O conjunto motriz é formado por um motor elétrico na dianteira e dois no eixo traseiro, todos do tipo axial, mais leves e compactos que os convencionais. Segundo a Mercedes-AMG, a velocidade máxima supera os 360 km/h. Ele terá tração integral com distribuição variável de torque — que pode direcionar a força para cada roda individualmente.

A bateria foi desenvolvida pela própria AMG e tem células cilíndricas de alta densidade energética (300 Wh/kg) com refrigeração individual. O controle térmico é garantido por um sistema que opera com uma estrutura de alumínio resfriada por líquido. Sua potência máxima de recarga é de 850 kW o suficiente para recuperar cerca de 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.
O GT XX Concept é baseado em um nova plataforma chamada AMG.EA, feita com alumínio, aço e compósitos de fibra de carbono. O conjunto foi pensado para garantir rigidez, segurança e centro de gravidade baixo, mesmo com o peso adicional do sistema elétrico.

Na parte dianteira, há uma grade larga integrada a luzes auxiliares verticais, entradas de ar no capô e um splitter que se conecta às saias laterais — com tinta luminosa que brilha ao receber eletricidade. Suas rodas têm 21 polegadas com elementos móveis que se ajustam conforme a demanda por refrigeração ou eficiência aerodinâmica.
A traseira do carro conceito da AMG exibe seis lanternas circulares em LED, aerofólio móvel e difusor de fibra de carbono. Mesmo que não tenha um motor a combustão, o carro da Mercedes-AMG reproduz um som artificial com alto-falantes instalados nos faróis, simulando o ronco de um V8.
O painel traz uma tela de 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 14 polegadas para o sistema multimídia. O volante é semelhante ao do AMG One, com um console central que usa tubos laranja para simular cabos de alta voltagem. Os bancos fixos em fibra de carbono ficam diretamente acoplados à estrutura do carro e o acabamento combina alumínio e materiais reciclados — inclusive no assoalho.

A janela traseira tem o sistema MBUX Fluid Light: uma peça com mais de 700 LEDs RGB programáveis, que podem exibir animação ou informações visuais voltadas para o ambiente externo. A marca ainda não confirmou quando o modelo de produção será apresentado, mas deixou claro que o GT XX serve como prévia direta da próxima geração do GT de quatro portas, que será 100% elétrica.