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Menos de 10% das rodovias brasileiras estão perfeitas, revela pesquisa

Além de qualidade, a pesquisa aponta quais as melhores regiões do país tem as melhores rodovias, sinalizações e o crescimento com os anos

Por Bruno dos Santos
9 nov 2022, 23h43
Rodovia Anhanguera
Rodovias brasileiras precisam melhorar (Arquivo/Quatro Rodas)
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Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apresentada nesta quarta-feira (9), revelou que apenas 8,9% das rodovias brasileiras estão em perfeito estado. É o pior resultado em 16 anos de pesquisa.

Condições do pavimento das rodovias
Qualidade de pavimento das rodovias brasileiras (CNT/Divulgação)

A maior parte das rodovias, 50,8% para ser mais exato, estão com o asfalto desgastado e 35% apresentam trincas em malha/remendas. 5% apresentam buracos e ondulações e 0,6 estão completamente destruídas.

As regiões onde estão as piores rodovias são o Norte e Nordeste, com as melhores no Sul e Centro-Oeste. Na região Norte, por exemplo, os estados do Acre e Amazonas nem sequer têm rodovias classificadas como ótimas.

Classificação por região
(CNT/Divulgação)
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Esse resultado escancara uma grande piora nas condições viárias brasileiras. Desde 2006, quando a pesquisa começou a ser feita, houve momentos de altos e baixos. Houve uma piora constante a partir de 2018, porém. 

Visão geral da qualidade das rodovias decaindo com os anos
Visão geral da qualidade das rodovias decaindo com os anos (CNT/Divulgação)

Um outro problema levantado é que o aumento do número de trechos pavimentadas no Brasil, de 2011 pra cá, foi de apenas 5,3%, sendo 0,44% e 330 km por ano​​. A frota total de veículos, por sua vez, cresceu 58% nesse tempo, saindo de 70 milhões para 111 milhões de veículos.

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Número de frota total de veículos sobe, porém crescimento da pavimentação não
Número de frota total de veículos sobe, porém crescimento da pavimentação não (CNT/Divulgação)

Ao todo, o Brasil tem 1.720.909,0 km de rodovias e apenas 213.500.0 km são pavimentadas, 12,4% delas.

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A CNT desenvolveu a tecnologia usada na pesquisa e treina seus pesquisadores, que saem em campo para fazer a coleta de dados e após isso fazem a análise da coleta de dados. Neste ano os pesquisadores percorreram 110.333 km, divididos entre 22 equipes. Foram em 67.000 km de rodovias federais e 42.000 km de rodovias estaduais.

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