Em tempos onde os motores mais poluentes estão com os dias contados, cada vez mais vemos as empresas apostando na eletrificação para seus carros. Em paralelo, também temos o desenvolvimento de opções alternativas como os e-combustíveis e o hidrogênio, utilizado como fonte alternativa às grandes baterias.
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A Mazda, entretanto, está trabalhando em tecnologias pouco comuns para inovar em meio à corrida contra a poluição. A empresa estaria trabalhando uma versão do clássico motor rotativo, Wankel, como o do RX-8, que utiliza hidrogênio como combustível.
A informação veio da revista japonesa Best Cars. Segundo eles, a produção de motores rotativos não foi encerrada com o fim do RX-8, em 2012, ela apenas foi diminuída. Desde então, surgiram relatórios e patentes atualizando a tecnologia, como no extensor de alcance do MX-30. Agora, o foco seria fazer com que esses motores passassem a queimar hidrogênio em vez de gasolina.
Normalmente, o hidrogênio não é utilizado como combustível em motores a combustão, pelo fato dele inflamar em pontos de calor dentro dos cilindros. Porém, como investigou a Best Car, os motores Wankel não tem tais pontos, justamente por usarem rotores em vez de pistões, o que viria bem a calhar.
Não há quaisquer informações sobre potência ou torque, provavelmente pelo projeto ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento.
Se investigarmos o passado recente da Mazda, podemos ver que ela já vem testando esse tipo de tecnologia há algum tempo. O próprio RX-8 teve algumas unidades experimentais testadas e alugadas que podiam funcionar com gasolina ou hidrogênio nos anos 2000.
Pouco funcional, provavelmente foi descontinuado por aumentar o peso dos veículos em cerca de 90 kg e ocupar boa parte do porta-malas. Em outra tentativa, por volta de 2008, a montadora utilizou a tecnologia em uma versão de testes da minivan Mazda5.
Quem também estaria interessada nessa tecnologia é a Toyota. Recentemente a empresa, que está colaborando com a Mazda em diversos projetos, construiu um Corolla para corridas de resistência equipado com um motor turbo de três cilindros movido a hidrogênio.
Não se sabe qual veículo receberia o trem de força. O conceito RX-Vision, apresentado em 2015, é um dos candidatos. Com registros de patente feito esse ano, é provável que o cupê protótipo tenha uma motorização híbrida, utilizando dois motores elétricos.
“Se decidirmos fazê-lo, o protótipo será concluído em três anos. O sistema mais provável é aquele que combina um turbo elétrico”, disse um funcionário anônimo da Mazda à revista japonesa.
Sobre a matéria da Best Cars, a Mazda nada comentou e os seus planos para o motor rotativo a hidrogênio são um mistério. Quanto ao extensor de alcance, as informações mais recentes seguem divergentes. Alguns relatórios dizem que o projeto foi congelado, outros dizem que ele continua.