Recentemente, a Marcopolo expandiu seus negócios para mais uma área de atuação além dos ônibus e transporte sobre trilhos, com a criação de sua divisão de motorhomes. O primeiro produto será o Nomade, apresentado oficialmente pela marca durante a ExpoTrade, em Pinhais (PR).
Para conquistar seu espaço no mercado brasileiro, a empresa de Caxias do Sul (RS) afirma que criou o Nomade totalmente do zero, ao invés de adaptar um de seus ônibus. O motorhome do tipo integral compacto é voltado para quem quer um espaço bem luxuoso e com conforto de sobra.
A Marcopolo diz que começou o desenvolvimento com uma pesquisa e análise do que os clientes gostam nos Estados Unidos e na Europa, países com tradição entre os motorhomes. Este trabalho permitiu entender o que os consumidores procuram nos veículos desta categoria em termos de usabilidade, tecnologia e sofisticação.
Construído com um novo chassi específico para motorhomes, o Nomade mede 7,50 metros de comprimento, 2,36 m de largura, 3,18 m de altura total e 1,95 m de altura interna. Por não ser um veículo adaptado, a fabricante não precisou separar a cabine do resto do interior, criando uma cabine única para todo o modelo. Por ter 8 toneladas de peso bruto total (PBT), o condutor precisa ter uma CNH do tipo C para conduzir o veículo.
Para mover-se pelas estradas, recebeu o motor Cummins F3.8 diesel, com 175 cv e 61,2 kgfm, combinado a um câmbio automático Allison de seis marchas. Como pode encontrar algumas estradas mais difíceis, conta com tração 4×4, pneus 235/75R de uso misto e até mesmo um snorkel. Ainda é capaz de rebocar até 7 toneladas.
Sem poupar esforços, a Marcopolo equipou o Nomade com tudo o que podia para agradar os clientes mais exigentes. Quem for dirigir irá encontrar central multimídia de 9″ que permite gerenciar todos os sistemas do carro e câmeras no lugar dos retrovisores, exibindo a imagem em duas telas nas colunas A.
Logo atrás está um salão com poltronas giratórias, teto solar panorâmico, ar-condicionado, TV com antena digital e um sistema slide out, ampliando a área ao mover-se para fora da carroceria. No mesmo espaço está uma cozinha completa em marcenaria, com pia, cuba, fogão a gás de duas bocas, geladeira de 216 litros, micro-ondas e forno 2 em 1, depurador de ar e escotilha.
Na hora de dormir, os passageiros podem usar o quarto com cama, armários, banheiro com ducha, sanitário separado, ar-condicionado, TV e mais. O acabamento abusa do uso de madeira e materiais suaves.
Conta com um gerador para os equipamentos, mas a empresa quer evitar o seu uso e, para isso, optou por usar painéis solares flexíveis no teto, capaz de gerar até 800W, armazenados nas baterias de íon de lítio.
Dependendo de como for configurado pelo comprador, o Marcopolo Nomade pode custar entre R$ 1,65 milhão e R$ 2,65 milhões.