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Fiat Ducato ganha motor e cara novos e oferece de motorhome a ambulância

Obrigada a mudar por conta do Proconve L7, Fiat aproveita novo motor do Ducato para atualizar visual e correr atrás do mercado perdido; veja preços

Por Eduardo Passos
5 abr 2023, 12h00
Opção de transformar o Ducato é oferecida pela própria Fiat, que cobra R$ 250 mil pela conversão
Opção de transformar o Ducato é oferecida pela própria Fiat, que cobra R$ 250 mil pela conversão (Divulgação/Fiat)
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A pandemia arrefeceu e várias coisas voltaram ao normal. Para outras, começa esse novo normal, onde, por exemplo, as compras pela internet atingiram um patamar inimaginável há alguns anos — e que dificilmente voltará aos números antigos. É nessa nova realidade que o Fiat Ducato chega à sua quarta geração.

O maior furgão da Fiat está de visual novo — e motor também. Ele também sofreu alterações para harmonizar ainda mais com a linha de veículos de carga da fabricante, que traz o bom e velho Fiorino e o novo Scudo.

Ao todo, são cinco versões do Fiat Ducato 2023, sendo três voltadas para cargas e duas para passageiros. As possibilidades de personalização são amplas, e a marca preparou um portal que facilita transformar o Ducato em veículos tão diversos quanto ambulâncias, transportador de frios ou motorhomes.

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Versões de entrada admitem condutores com CNH do tipo B (Divulgação/Fiat)

Tempo perdido?

Entre 2020 e 2022, a Fiat viu sua participação no mercado de vans cair em quase 20%, chegando ao pior resultado desde 2017. Segundo os executivos, o principal motivo disso foi a covid-19, que dificultou a importação da terceira geração do furgão maior, feita no México. Para piorar os problemas, a entrada em vigor do Proconve L7 tornou o motor 2.3 inapto para novas importações, de modo que só era possível vender o estoque já nacionalizado.

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Novo motor 2.2 deu mais fôlego ao furgão e atende às normais mais recentes de emissões (Divulgação/Fiat)
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Esse percalço está resolvido, pois todos os Ducato receberam o motor 2.2 turbodiesel que já equipa Citroën Jumpy e Peugeot Boxer, com 140 cv e 34,7 kgfm e sistema start-stop. São 10 cv e 2 kgfm a mais do que antes; mesmo assim, a Fiat afirma que o Ducato (agora importado da Itália) está até 13% mais econômico, fazendo 9,9 km/l na estrada e 10 km/l na cidade, com tanque de 90 litros.

Interior segue espartano, mas é ergonômico
Interior segue espartano, mas é ergonômico (Divulgação/Fiat)

Versões de carga

Na base da linha, há variantes que permitem a condução com CNH B, a mesma de carros de passeio. O Ducato Cargo, mais barata de todas, é uma dessas; partindo de R$ 245.990, ela tem Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, limítrofe para essa categoria. Com entre-eixos encurtado, seu compartimento de carga acomoda até 11,5 m³, ou 11.500 litros.

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Maior versão de carga já exige CNH do tipo C (Divulgação/Fiat)
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Todas as versões do Ducato têm câmbio manual de seis velocidades, que funciona bem mesmo na mão dos mais inexperientes nesse tipo de câmbio. O pico de torque a 1.750 rpm facilita respostas ágeis e, com o furgão vazio, o maior desafio acaba sendo adaptar a experiência de carro de passeio para um veículo bem grande. Em altas velocidades e com o baú vazio, as rajadas de vento também podem assustar um pouco, mas logo a cabeça do condutor já se adapta à vida de fretista.

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Ambulâncias correspondem a 16% do volume total de vendas e algumas licitações chegam a pedir centenas de unidades de uma só vez (Divulgação/Fiat)

O motorista, em qualquer versão, não conta com muitos luxos. O painel do Ducato segue bem simples, com central multimídia de 7” apenas como opcional. A tela não impressiona, mas tem Android Auto e Apple Carplay de série, permitindo acesso aos apps de navegação. Por outro lado, não existe carregamento de celular por indução, de forma que o cabo segue essencial.

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Hugo Domingues, diretor de marketing da Fiat, destaca que o consumidor do Ducato quer saber de economia, e dispensa supérfluos que possam encarecer o produto além do necessário. Jogo aberto e que dá mais sentido aos plásticos duros que envolvem todo o interior e bancos com estofamento bem simples: nada disso barateia o frete.

Faróis ficam em posição elevada para evitar danos em caso de colisão
Faróis ficam em posição elevada para evitar danos em caso de colisão (Divulgação/Fiat)

Quem precisa de mais espaço para cargas menos densas pode optar pelo Ducato Maxicargo (R$ 249.490), de mesmo PBT mas 13 m³ de volume, graças ao entre-eixos de 5,99 m (58 cm maior que o do Ducato Cargo). Completando o lineup de carga, há o Ducato Multi (R$ 261.490), que tem as mesmas dimensões do Maxicargo mas PBT ligeiramente maior (3,85 tonelados) e, portanto, necessidade de carteira do tipo C.

São versões cruciais para o sucesso do novo modelo. Afinal de contas, os autônomos são parte importante do volume de vendas esperado. As versões de carga, como um todo, representam 50% das vendas.

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Nada de luxo para os 19 ocupantes do Ducato Minibus Confort, que exige carteira D
Nada de luxo para os 19 ocupantes do Ducato Minibus Confort, que exige carteira D (Divulgação/Fiat)

Desse montante, 80% sofre algum tipo de transformação: adesivagem, equipamentos para acomodação de carga etc. Pensando nisso e afim de abocanhar uma grana que iria para oficinais independentes, a Fiat também lançou um portal que facilita tais modificações. Nele, o cliente pode montar de maneira intuitiva praticamente tudo que necessita para seu carro, incluindo a plotagem de adesivos. Online, os técnicos da marca dão o OK para a mudança (dessa forma, mantendo a garantia) e a concessionária intermedia os trabalhos.

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Na versão Executive perde-se dois lugares e ganha-se bancos bem melhores (Divulgação/Fiat)

Versões de passageiros

As versões de passageiros do Fiat Ducato correspondem a 34% das vendas atualmente (os outros 16% são de ambulâncias) e chegam em duas versões. O Ducato Minibus Comfort, de R$ 309.990, tem 17 lugares. Já o Ducato Minibus Executivo, oferece um nível maior de conforto para os ocupantes e, por R$ 319.990, leva 17 pessoas.

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Todas as versões do Ducato já estão à venda
Todas as versões do Ducato já estão à venda (Divulgação/Fiat)

Dada a quantidade assentos, ambas as versões necessitam de CNH D, a mesma de ônibus. A Fiat destaca que a dupla, por outro lado, carrega uma quantidade pessoas maior do que as concorrentes Renault Master (16), Mercedes-Benz Sprinter (16) e Ford Transit (15). O novo Fiat Ducato está disponível a partir de hoje (5) em toda a rede Professional da Fiat

Preços do novo Fiat Ducato 2023

Fiat Ducato Cargo: R$ 245.990
Fiat Ducato MaxiCargo: R$ 249.990
Fiat Ducato Multi: R$ 261.490
Fiat Ducato Minibus Confort: R$ 309.990
Fiat Ducato Minibus Executivo: R$ 319.990

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