Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Mais seguro que o brasileiro, Citröen Basalt indiano vai bem em teste de colisão

Com dois airbags a mais que o modelo nacional, Basalt indiano tem nota considerada "muito boa" pelo Bharat NCAP e tem construção elogiada

Por João Vitor Ferreira
16 out 2024, 13h00
Basalt crash test
Citröen Basalt indiano foi lançado alguns meses antes do nosso e já foi testado pelo Bharat NCAP (Bharat NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade

Um pouco antes de estrear no Brasil, o Citröen Basalt já estava sendo vendido na Índia e por lá, o SUV cupê já enfrentou os testes do Bharat NCAP, o equivalente ao nosso Latin NCAP. Os resultados foram bons, com o modelo atingindo quatro de cinco estrelas tanto na proteção de adultos, como na de crianças.

Na proteção para adultos, o melhor resultado foram nos testes de de barreira deformável móvel lateral, atingindo a pontuação máxima de 16 pontos. O Basalt gabaritou essa prova tendo proteção considerada boa para todas as partes do corpo nas provas com barreira móvel e colisão com poste lateral.

Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

Já na outra etapa de colisão frontal, sua nota foi um pouco mais irregular. O órgão computou 10,19 pontos dos 16 totais. Para o motorista, a proteção foi considerada marginal — o nível médio avaliado pelo BNCAP — no tronco e pélvis, e adequada na perna direita e em ambos os pés. Enquanto o passageiro também teve proteção marginal na pelvis. A cabeça de ambos os bonecos de teste teve boa proteção.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A nota geral na proteção infantil também foi boa: 35,9 de 49. A melhor pontuação foi nos sistemas de retenção infantil (SRI) o Basalt gabaritou com 12 pontos, e na pontuação de avaliação do veículo foram 4 pontos de um total de 13.

Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

Na avaliação dinâmica, o Basalt teve nota máxima na proteção frontal e lateral para crianças até 18 meses. Para crianças de 3 anos, o órgão avaliou com nota 3,9 de 8 para proteção frontal e 4 pontos de 4 para lateral, totalizando assim 19,9 pontos. 

Continua após a publicidade
Basalt crash test
(Bharat NCAP/Divulgação)

O BNCAP também elogiou o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria (alta resistência, avançado de alta resistência e ultra-alta resistência), providenciais para a nota do Basalt, considerada muito boa.

Basalt crash test
Embora a nota seja muito boa, ela não vale para o nosso Basalt, isso porque o modelo indiano vem com seis aribags de fábrica, enquanto o nacional tem apenas 4 (Bharat NCAP/Divulgação)

O Citröen Basalt nacional e o indiano têm construção idêntica, mas não podemos considerar esse teste para o nosso modelo. Embora os dois tenham de série muitos itens itens, como Isofix, controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa, cinto de três pontos com lembrete para o seu uso, o modelo asiático vem com seis airbags de fábrica, enquanto o nosso tem apenas quatro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.