Mais de 2.000 cv: Hennessey lança o carro a combustão mais potente do mundo
Pacote Evolution permite com que o F5 Venom tenha aceleração digna de veículos dedicados à arrancadas

Um superesportivo com motor de 2.059 cv de potência. É isso mesmo que você leu. Enquanto a indústria automotiva global tem priorizado a eletrificação, a Hennessey apresenta o Venom F5 Evolution, equipado com o motor mais potente já instalado em um carro de produção.
O propulsor em questão é um 6.6 V8 biturbo, que entrega ainda 199,7 kgfm de torque máximo a 5.200 rpm. O pacote Evolution inclui melhorias como pistões ovais, válvulas de escape em titânio e turbos Precision 76/80 Next Gen, que dão conta de números tão expressivos.

“Nos últimos três anos, entregamos quase 30 F5s para clientes ao redor do mundo. Alguns dos nossos proprietários pediram ainda mais potência”, explicou o CEO e fundador da companhia, John Hennessey, sobre o projeto que desenvolve 214 cv extras em relação ao modelo convencional.
A aerodinâmica foi refinada com a ajuda de Mark Handford, especialista em F1 e Fórmula Indy. O modelo ganhou splitter dianteiro redesenhado, defletores de ar e um spoiler traseiro Gurney para estabilidade em alta velocidade.
As otimizações permitem que o bólido acelere de 0 a 322 km/h em 10,3 segundos, o que coloca o F5 Evolution em pé de igualdade com veículos especialmente dedicados a provas de arrancada.
O pacote custa 285 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 1,6 milhão, na cotação atual. Entre os opcionais, há bancos com maior suporte lateral e um sistema de escape Touring, ou seja, mais ameno. Outro destaque é a suspensão adaptativa, ajustada para seis modos de direção (Esporte, Estrada, Corrida, Arrancada, Chuva e F1).