A Toyota vai produzir um sedã maior que o Corolla com motor e baterias desenvolvidas pela chinesa BYD. O bZ3 será lançado como o primeiro sedã 100% elétrico da marca japonesa e teve imagens registradas no sistema de homologação de carros novos na China, onde deve ser vendido primeiro.
O sedã é o primeiro resultado da parceria anunciada pelas montadoras em 2020. Foi criada uma nova empresa para gerir a empreitada, que é controlada de maneira igualitária entre as marcas.
Apesar disso, a produção do Toyota bZ3 ficará a cargo de outra empresa, a FAW. É com ela que a Toyota tem uma joint venture para desenvolver e vender automóveis na China. O modelo deve entrar na linha de montagem até o fim deste ano.
O sedã é o segundo modelo desenvolvido sobre a plataforma e-TNGA, dedicada a modelos elétricos. O primeiro foi o, SUV bZ4X feito no Japão, mas comercializado em diversos mercados.
De acordo com informações da homologação feita no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o Toyota bZ3 tem 4,72 metros de comprimento, portanto, é 9,5 cm maior do que o Corolla. Com 1,83 m de largura e 1,47 m de altura, o bZ3 é 5,5 cm mais largo e 4 cm mais alto do que o sedã mais famoso da marca japonesa.
Já o entre-eixos de 2,88 m é maior até em relação ao Camry, que tem 2,82 m. Em relação às rodas, é possível que o bZ3 tenha conjuntos de 16 e 18 polegadas.
O documento do órgão chinês declara ainda que o novo modelo tem tração traseira e motor com duas calibrações: 184 cv ou 245 cv de potência. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h. O sedã que tem peso entre 1.710 kg e 1.835 kg tem como proposta ser um elétrico de preço considerado popular, na casa de 30 mil dólares. O valor equivale a R$ 153 mil.