Atualmente, a Mahindra está presente no Brasil vendendo tratores agrícolas. Mas, se você puxar na memória, lembrará da marca indiana vendendo e produzindo o SUV e a picape Scorpio — que depois virou M.O.V — em terras brasileiras lá por volta de 2010. Agora, a montadora apresenta sua nova picape global, que deverá competir com Ford Ranger e Toyota Hilux em alguns mercados.
Apresentado ainda em forma de conceito — e com um nome não muito chamativo — , a “Global Pik Up” (sem o c no “Pick) é baseada no Mahindra Scorpio N SUV e deve ganhar uma versão de produção em 2025. Sua apresentação foi feita na África do Sul, que é um dos mercados que receberá a versão de produção, assim como a Austrália, Índia, Nova Zelândia e até a América do Sul.
Ela será feita sob uma versão maior do chassi do Scorpio, deixando a picape mais alta e com um entre-eixos visivelmente maior que o do SUV. No design, ela traz muitos elementos para o off-road, como luzes auxiliares no teto, snorkel, pneus todo-terreno e para-choque dianteiro com placa de metal. A traseira traz o nome da marca em letras garrafais na tampa da caçamba e tem alguns apetrechos, como suporte para pneus e santantonio.
Porém, no interior, a picape se mostra muito mais moderna do que aventureira. Não foram divulgadas imagens da cabine. De acordo com as informações, a Global Pik Up terá ADAS de nível 2, que deve incluir estacionamento automático, assistente de saída de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, além de conectividade 5G.
Por se tratar de um conceito, muita coisa ainda deve mudar ou será informada futuramente. Sobre a motorização, a única informação dada é de que a picape terá a próxima geração do motor 2.0 a diesel mHawk.
No Scorpio N, a geração atual rende até 200 cv, e é provável que esse número aumente na picape. A certeza é que ela terá versões com câmbio manual e automático, sempre com seis marchas, além de tração integral e quatro modos de condução diferentes (Normal, Grass-Gravel-Snow, Mud-Rut, Sand).
Embora a escolha do nome seja estranha, o termo Pik Up é usado na atual versão caminhonete do Scorpio N. O que não está certo é se uma irá substituir a outra, havendo a possibilidade delas coexistirem, assim como ocorre com o SUV e sua antiga geração.