Lucid Air é sedã elétrico de 1.080 cv que quer brigar com a Tesla
Super elétrico tem ainda 832 km de autonomia e recarga de 50% em apenas 20 minutos; modelo já pode ser encomendado nos EUA por até US$ 169.000
O Lucid Air foi apresentado como um protótipo no final de 2016 e tinha lançamento previsto para 2018, o que não se confirmou.
Àquela época imaginava-se que o sedã elétrico seria um forte concorrente para a Tesla, mas passaram-se os anos, a Tesla só se afirmou no mercado e o Air não deixava de ser apenas um projeto.
Pois quatro anos depois, finalmente o modelo começará a ser produzido. As encomendas já estão disponíveis nos EUA por preços que partem dos US$ 80.000 (R$ 421.808) e chegam até os US$ 169.000 (R$ 891.069) na versão topo de linha.
Entre os atributos, o Air confirmou os 1.080 cv de potência prometidos para a versão mais completa, Dream Edition, gerados por um par de motores elétricos, acoplados a um conjunto de baterias de 113 kWh.
De acordo com dados da marca, esta versão atinge os 100 km/h em 2,5 segundos e tem velocidade máxima limitada a 270 km/h.
Já as configurações intermediárias terão potência fixada em 800 cv e levarão 3 segundos para bater a marca dos 100 km/h.
Quanto a autonomia, são 832 km para a versão mais “mansa”, equipada com rodas 19 polegadas e 748 km ou 809,5 km para a versão mais cara, a depender do tamanho das rodas.
Há disponível ainda uma versão de entrada, Air Touring, capaz de gerar 620 cv de potência e com autonomia na casa dos 653 km.
Ainda sobre o conjunto elétrico, outro aspecto que chama atenção é o tempo de recarga. Segundo a marca, em meros 20 minutos plugados o carro já armazena uma carga suficiente para percorrer até 432 km.
Interior faz lembrar a concorrente Tesla
Como mencionado acima, o principal alvo da Lucid no mercado é a também americana Tesla e o interior do Air é prova concreta disso.
A começar pelo painel totalmente digital e com resolução 5K que mede 34 polegadas no Lucid. Para deixar as similaridades ainda mais aparentes, a central multimídia do novo modelo também é grande – embora um pouco menor que a dos Tesla – e em formato de tablet.
Seguindo na mesma linha, o Lucid Air conta com 32 sensores que permitem ao carro atingir o nível três de direção autônoma, aquele que permite ao carro exercer todas as suas funções sem a ajuda do motorista, dentro de certas condições.
As primeiras entregas do Lucid Air serão concentradas nas versões mais caras e devem ocorrer no segundo trimestre de 2021.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.