Lotus compra a Lotus da Geely, mas a chinesa ainda está no comando
A principal divisão da Lotus, dedicada à montadora, está agora integrando a parte de engenharia e fabricação da marca

O mundo dos negócios pode ser confuso às vezes e esse é o caso da negociação mais recente mudança no controle da Lotus. A marca de esportivos pertence a gigante Geely, que é dona de Volvo, Zeekr, Link & Co, Polestar, entre outras. A novidade é que a Lotus comprou a participação majoritária que cabia à Geely, mas isso não significa que a marca de esportivos está se tornando independente.
Explico. Uma parte da Lotus está comprando a outra parte, mas a Geely continua sendo a dona do todo. As duas partes envolvidas nessa mudança de propriedade são a Lotus Technology, Inc. e a Lotus Advance Technologies Sdn. Bhd.
A Lotus Technology é, em termos gerais, a empresa responsável por projetar e gerenciar os carros Lotus, do Emira ao Eletre. Já a Advance opera a Lotus Engineering, que realiza todos os tipos de trabalhos de engenharia e desenvolvimento tanto para a Lotus Technologies quanto para outras empresas com as quais tem contratos. Ela também opera as instalações de fabricação dos carros esportivos da Lotus Technology no Reino Unido.

O que aconteceu é que a principal divisão da Lotus, dedicada à montadora, está agora integrando a parte de engenharia e fabricação da Lotus. Ela está reunindo todas as partes da Lotus em uma única empresa.
Quanto à Geely, embora esteja vendendo sua parte da Lotus Advance Technologies para a Lotus Technology, ela ainda detém uma participação majoritária na Lotus Technology. Basicamente, a Geely é dona da Lotus que também é dona da outra Lotus, então ela ainda tem controle sobre tudo.
O CEO da Lotus, Qingfeng Feng, disse que tudo isso visava integrar melhor as diferentes partes da Lotus e, aparentemente, criar algum valor para a marca. O executivo acredita que essa unificação também pode ajudar a otimizar a forma como as duas divisões da Lotus trabalham juntas. Do lado do consumidor, porém, nada deve mudar em relação ao tipo de produto que aparece nas concessionárias Lotus.