Logan e Sandero ganham novo motor
Retorno do Sandero GT Line é outra novidade da linha 2013

Conforme antecipamos há algumas semanas, a Renault anunciou o lançamento da linha 2013 dos modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway.
A principal novidade está no motor 1.6 8V Hi-Power, que oferece mais desempenho e mais economia do que o antigo 1.6 Hi-Torque. Segundo a Renault, a potência aumentou em 10% – passando para 106 cv e 98 cv com etanol e gasolina no tanque, respectivamente. Já o torque subiu 7% com etanol, indo para 15,5 mkgf. Com gasolina, permaneceu em 14,5 mkgf. Quanto ao consumo de combustível, o motor 1.6 é 10% mais econômico no ciclo urbano e bebe 5% menos em perímetro rodoviário.
Para chegar a estes números, a montadora diz ter feito uma série de mudanças, como aumento da taxa de compressão (de 9,5:1 para 12:1), inclusão de uma nova central eletrônica e adoção de peças como bielas forjadas, novos pistões e novo eixo do comando de válvulas. As relações de marchas também foram modificadas.

Na gama de versões da linha 2013, destaque para a volta da versão GT Line. Antes ofertada como série limitada, ela passa a integrar o portfólio da família Sandero. Além do novo motor 1.6, o hatchback se diferencia por detalhes como faróis com máscara negra, rodas de liga leve pretas, aerofólio traseiro e adesivos decorativos. Por dentro, notam-se detalhes em vermelho nas saídas de ar (emprestadas da edição especial Rip Curl), bancos com revestimento diferenciado, cintos de segurança vermelhos e quadro de instrumentos com fundo branco.
A opção GT Line é equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina, computador de bordo, rádio CD Player com MP3 e comandos na coluna de direção, freios ABS e airbag duplo frontal. Por 38.470 reais, o Sandero GT Line pode ser encomendado nas cores Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Etoile e Preto Nacré.
A Renault também promoveu algumas modificações na lista de equipamentos das demais versões de Logan e Sandero. No caso do sedã, a versão Authentique 1.0 16V ganhou calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante, itens estes pertencentes ao Pack Plus. Além disso, os itens oferecidos no kit opcional Pack Conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina e computador de bordo) agora são de série na versão Expression, com motores 1.0 e 1.6.

Já no Sandero, os itens do Pack Plus passam a ser de série, inclusive na versão Authentique. Já o Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebeu ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão Expression 1.6 ganhou novas rodas de liga leve.
Outra mudança importante foi feita na oferta de motorizações. O conjunto 1.6 de 16 válvulas passa a ser oferecido somente nas versões com câmbio automático de Logan, Sandero e Sandero Stepway. Quem prefere trocar as marchas manualmente ficará apenas com o motor 1.6 de oito válvulas. A edição especial Sandero Rip Curl continua em linha.
Veja a tabela de preços das linhas Logan e Sandero 2013:
Sandero Autentique 1.0 16V Hi-Flex: R$ 27.030
Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex: R$ 32.610
Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power: R$ 35.930
Sandero Privilége 1.6 8V Hi-Power: R$ 38.470
Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power: R$ 38.470
Sandero Stepway 1.6 8V Hi-Power: R$ 40.660
Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex Automático: R$ 41.760
Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex: R$ 26.450
Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex: R$ 31.770
Logan Expression 1.6 8V Hi-Power: R$ 35.480
Logan Expression 1.6 16V Hi-Flex Automático: R$ 39.230